Bioética e Deontologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método expositivo com apelo à análise e reflexão crítica sobre os conteúdos acordados em interacção na
sala de aula.
-Avaliação contínua: Intervenções pertinentes nas análises introduzidas nas aulas como resposta aos
problemas contextualizados, provenientes do quotidiano
-Avaliação sumativa: Momento de emissão de opinião fundamentada sobre as temáticas abordadas.
Pretende-se o envolvimento do aluno, o alerta para os temas actuais, sopesando e consolidando a reflexão
crítica sobre as atuações decorrentes do processo da tomada de decisão.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos para:
• Reconhecer os principais conceitos e teorias Éticas e Morais que enquadram a tomada de decisão.
• Relacionar a sua Praxis com o enquadramento legal e consequente impacto no desempenho profissional.
• Identificar, contactar e tratar o doente, com dignidade e respeito.
O aluno deve adquirir aptidões para:
• Estabelecer uma relação empática com o doente actuando no sentido do Bem Colectivo.
• Aplicar abordagens que sejam anti-discriminatórias e tomem em consideração as necessidades físicas,
psicológicas, sociais, culturais e religiosas.
O aluno deve adquirir competências para:
• Aderir a condutas patentes nos Códigos Deontológicos.
• Assumir a responsabilidade subjacente ao estudo e tratamento do doente.
• Obter o Consentimento informado e esclarecido para qualquer exame/tratamento.
• Exibir um bom carácter profissionalmente e integrar bons padrões profissionais na vida privada.
• Gerir refletindo eticamente recursos humanos e materiais.

Programa

-O Objecto da Ética, estrutura e origem dos termos; Os fundamentos naturais das convenções sociais e da Ética.
-Normas, Regras e Leis. A Ética como necessidade de orientação de conduta; Tolerância e Diversidade cultural.
-As Neurociências. A Consciência. A Objecção de Consciência no desempenho profissional.
-Ética e Sociedade; Postura Profissional e Deontologia.
-Os Direitos e Deveres do Doente; A Responsabilidade dos Técnicos.
-O Consentimento informado e esclarecido; Orientações Éticas na Investigação Científica.
-Beneficio/Malefício da radiação ionizante. A Bioética nas Normas de Protecção Radiológica.
-A eutanásia. A Obstinação Terapêutica. Recusa de prestação em cadáveres.
-A dessacralização do corpo. As Comissões de Ética. A Experimentação Laboratorial.
-Emissão de opinião face ao diagnóstico. O sigilo profissional. O direito à imagem diagnóstica.
-A invasão da privacidade. A Bioética e a Telerradiologia (responsabilidade, segurança, consentimento, etc.).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Archer, Biscaia e Osswald (Coord.). Bioética. Lisboa, Verbo, 1996.
Beauchamps T. & Chidress J. Principles of Biomedical Ethics.7th ed. Oxford, 2012
Bernard J. A Bioética. Biblioteca de Ciência e Cultura. Lisboa, Instituto Piaget,1993.
Changeaux J-P (Dir.). Fundamentos naturais da ética. Pensamento e Filosofia. Lisboa, Instituto Piaget,1996.
Coleman CH., Bouësseau M-C., Reis A. The contribution of ethics to public health. OMS, 2008.
Gafo J. 10 Palavras-chave em Bioética. Coimbra, Gráfica de Coimbra, 1996.
Gert B., Culver C. & Clouser K.Bioethics: A Systematic Approach. 3rd ed. Oxford University Press, 2006.
Jonsen, Siegler & Winslade. Ética Clínica. New York, McGraw-Hill, 1998.
Lourenço O. Psicologia do desenvolvimento moral. Coimbra, Livraria Almedina,3ªE d., 2006.
Osswald W e Patrão Neves MC. Bioética Simples. Lisboa, Verbo, 2007.
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