Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Fisiologia: fisiologia das células; fisiologia geral do Homem.
Conhecimentos de Química: reacções químicas; soluções electrolíticas.
Conhecimentos de Física: mecânica de fluidos; óptica; ultrassons.
Conhecimentos de Matemática: cálculo integral e diferencial.
Conhecimentos de Electrónica: análise de circuitos; electrónica digital; electrónica analógica.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino compreende aulas teóricas e laboratoriais.
Nas aulas teóricas são expostos oralmente os conceitos correspondentes ao conteúdo programático. São dados exemplos e propostos exercícios sempre que apropriado.
Nas aulas laboratoriais os estudantes devem, em pequenos grupos, montar e testar um electrocardiógrafo e um fotopletismógrafo a partir componentes electrónicos básicos e de acordo com um desenho testado fornecido pelo professor. Para além disto os estudantes são encorajados a compreender profundamente o circuito e a sugerir melhoramentos.
A componente teórica, com um peso de 12/20, é avaliada em exames finais realizados de acordo com as normas em vigor no ISEC.
A componente laboratorial, com um peso de 8/20, é avaliada mediante um relatório original sobre o trabalho realizado, que é discutido oralmente. As classificações mínimas para aprovação são, respectivamente, de 5 valores para a componente teórica e de 4 valores para a componente laboratorial.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir competências relativas à compreensão de dispositivos biológicos e/ou biomédicos nas suas vertentes de recolha de informação clínica, e de aplicação de energia de modo controlado. Estabelecer a ligação científico-tecnológica entre o conhecimento previamente adquirido sobre o sinal fisiológico (físico ou químico), e a cadeia de instrumentação que lê, processa, e monitoriza ou disponibiliza a informação relevante. Estabelecer de igual modo a ligação científico-tecnológica entre o sistema ou instrumento que transforma a energia eléctrica, disponível em ambiente clínico/hospitalar, em energia controlada de significado e utilidade clínica. Desenvolver a capacidade de efectuar decisões sobre a aplicabilidade de um bio-instrumento nas suas vertentes de significado clínico, económico e social.
Programa
– Conceitos básicos de bio-instrumentação.
– Pressão, fluxo e volume sanguíneos.
– Medições do sistema respiratório.
– Medições de gases no sangue.
– Medições de sinais bio-eléctricos.
– Audiologia.
– Instrumentação de diagnóstico oftalmológico.
– Instrumentação de vigilância médica.
– Dispositivos terapêuticos.
– Instrumentação laboratorial clínica.
– Segurança eléctrica em bio-instrumentação.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO