Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia do ensino secundário.
Métodos de Ensino
Os conteúdos teóricos serão expostos com recurso a meios audiovisuais interativos, envolvendo os alunos em reflexão crítica. Desenvolver-se-ão atividades tais como PBL-Problem-based learning com discussão de estudos de caso.
Na componente teórico-prática aplicar-se-ão os conteúdos adquiridos. Os alunos desenvolverão trabalho de pesquisa bibliográfica, promovendo a capacidade crítica, a autonomia e a comunicação científica.
Resultados de Aprendizagem
Os alunos deverão adquirir os conhecimentos:
- Obter uma perspectiva global do funcionamento da célula, identificar os diversos organelos celulares e relacionar estrutura/função.
- Compreender a importância dos alvos celulares na terapêutica farmacológica;
- Compreender os processos de morte celular;
- Conhecer metodologias analíticas em Biologia molecular para caracterização de ácidos nucleicos e de proteínas;
No final da unidade curricular os alunos deverão estar aptos a:
- Deter uma visão holística do funcionamento da célula (eucariótica em particular) ; Identificar os organelos e estruturas celulares, a sua organização e entender a relação estrutura-função;
- Relacionar o modo de ação dos fármacos com os alvos celulares;
- Identificar a técnica analítica adequada ao objetivo.
- Identificar e explicitar contextos funcionais, suas implicações e possíveis vias de intervenção farmacológica.
O aluno deve adquirir competências para:
- Mobilizar os conhecimentos no sentido da interligação da biologia celular e molecular com as aplicações na farmácia e biomedicina.
- Saber utilizar as bases de dados de pesquisa bibliográfica de artigos científicos e analisar criticamente a literatura científica de especialidade.
Programa
Matriz T (40h+5h aval)
A- A CÉLULA (3h)
B- MEMBRANA CELULAR (6h)
- Organização, função e constituição; Especializações; Tipos de transporte; Transportadores como alvos celulares da terapêutica farmacológica; Nanotecnologia em transporte de fármacos
C- CITOPLASMA/CITOESQUELETO (5h)
- Estrutura/função
- Transporte e comunicação celular – sinalização
- Alvos da terapêutica farmacológica no citoesqueleto
D – SISTEMA ENDOMEMBRANAR (5h)
- Estrutura/função; RER e REL; Complexo de Golgi; Lisossomas; Síntese e endereçamento proteico (UPR e ERAD)
E- MITOCÔNDRIA (4h)
- Estrutura/função
F – NÚCLEO (3h)
G- PROCESSOS DE MORTE CELULAR (4h)
- Alvos subcelulares na terapêutica farmacológica
H-METODOLOGIAS ANALÍTICAS EM BIOLOGIA MOLECULAR (6h)
- Caracterização de ácidos nucleicos e de proteínas
I-BIOINFORMÁTICA EM BIOLOGIA MOLECULAR (4h)
Matriz TP (30h)
– PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
– Pesquisa, análise, apresentação oral, discussão e avaliação de casos de estudo/artigos científicos de especialidade
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária:
Azevedo C, Sunkel CE (2012). Biologia Celular e Molecular, 5ª edição, LIDEL
Alberts, B. et al. (2017). Fundamentos de Biologia Celular, ed. Artmed
Bibliografia secundária:
Alberts, B. et al. (2018). Essential Cell Biology, 5 nd edition. ed. Garland Science
Lodish et al. (2015). Biologia Celular e Molecular, ed. Artes Médicas (PT_Brasil) ou Panamericana
Lodish, H., Berk A., Lawrence S. (2007) .Molecular cell biology. 6th ed. New York. W.H. Freeman and Company.
De Robertis E. & Hib J. (2014). Biologia Celular e Molecular, 16ª ed. Guanabara Koogan S.A., Rio Janeiro, Brasil
Hoffman A . & Clokie S..(Eds.). (2020). Wilson and Walker’s Principles and Techniques of Biochemistry and Molecular Biology (8th ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
Artigos publicados em revistas científicas internacionais.