Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Em cada unidade, os conceitos principais são expostos oralmente pelo professor, seguindo-se sessões experimentais e/ou visitas de estudo. As sessões experimentais e/ou as visitas de estudo são coordenadas pelo professor e os estudantes trabalham de forma autónoma de forma a aplicar e desenvolver os conceitos teóricos, apresentando no final um relatório.
Resultados de Aprendizagem
1. Adquirir conhecimento sobre biologia e biologia evolutiva que permitam interpretar a vida e seus padrões, especificamente sobre: a origem da vida; classificação dos seres vivos distinguindo as suas caraterísticas específicas; Genética Molecular e Reprodução, para perceber a Evolução das Populações e Especiação; comportamento animal.
2. Adquirir conhecimento que sirva de preparação de base para as outras unidades curriculares da área das ciências da vida incluídas no plano de estudo.
Programa
1. Introdução (8 horas): Como estudar a vida?; Como colocar questões e usar o método científico?; O que é uma teoria?; Como são todos os organismos semelhantes?; Como são os grupos de organismos diferentes uns dos outros?
2. Química e biologia celular (16 horas): As bases químicas da vida; Moléculas biológicas; Porque são todos os organismos feitos de células?; Sentidos e taxas dos processos bioquímicos; Como obtêm os organismos energia?; Respiração celular e fotossíntese; Hereditariedade e genoma: a continuidade da vida.
3. Padrões e processos da evolução e da diversidade (24 horas): Qual a evidência da evolução? Como evoluem as populações?; Como evoluem as espécies?
4. Ciência comportamental (12 horas): Como colocar questões acerca do comportamento?; Como interagem os genes e o ambiente para moldar o comportamento?; Respostas comportamentais ao ambiente; Como comunicam os organismos?; Porque evoluem as sociedades animais?; Orientação e migração.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Relatório em cada unidade (peso de cada unidade: 1: 12.5%; 2: 27.5%; 3: 40%; 4: 20%) - 20.0%
- - Teste escrito em cada unidade (peso de cada unidade: 1: 12.5%; 2: 27.5%; 3: 40%; 4: 20%) - 80.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
TOBIN, AJ & DUSHECK, J (2005). Asking about life. 3rd ed., Belmont: Thomson Learning, Inc. (Part 1, 2, 3 and 4 plus chapters 1 and 29)
STARR, C; EVERS, CA & STARR, L (2007). Biology today and tomorrow. 2nd ed., Belmont: Thomson Brooks/Cole (Units 1, 2 and 3 plus chapter 32)
RAVEN, PH & JOHNSON, GB. (2002). Biology. 6th ed., Boston: McGraw Hill Higher Education. (Chapters 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 21, 22, 26 and 27)
SADAVA, D; Heller, HC; ORIANS, GH.; PURVES, WK & HILLIS, DM. (2008). LIFE: the Science of Biology. 8th ed., Sunderland: Sinauer Associates, Inc. (Parts 1, 2, 3, 5, 6 and 9 plus chapter 53)