Biologia Molecular

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia (1º ano do curso de LBIO)
Química (1º ano do curso de LBIO)

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objectivos de aprendizagem da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta:
1. Na exposição pelo docente de conteúdos relacionados com os aspectos teóricos desta unidade curricular (Replicação e reparação de DNA; RNAs; transcrição e código genético; biossíntese proteica; regulação da expressão genica; mutações e recombinações);
2. Na pesquisa bibliográfica sobre alguns métodos e técnicas de extracção, purificação e análise de DNA;
3. Na execução de trabalhos práticos laboratoriais relacionados com técnicas de extracção, purificação e análise de DNA;
4. Na utilização de software bioinformático para obtenção e análise de dados;

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos de aprendizagem desta unidade curricular permitirão ao estudante adquirir com
sucesso, as seguintes competências abaixo identificadas.
Como resultado do processo de aprendizagem, o estudante:
1. Conhece o fluxo de informação genética, a forma como se processa a regulação da expressão
genética;
2. Explica os mecanismos mutacionais e recombinantes geradores da diversidade genética.

Programa

Componente Teórica
Módulo I
1. A estrutura dos ácidos nucleicos. O gene, organização, estrutura. 1.1. Fluxo de informação genética. 2. Replicação e reparação do DNA. 3. A multifuncionalidade do transcritoma 4. Transcrição em procariotas e em eucariotas. 4.1. Organização dos genes 5. Biossíntese de proteínas: código genético; mecanismos de tradução. 6. Regulação da expressão génica 7. Técnicas de manipulação dos ácidos nucleicos e análise do genoma: restrição e modificação do DNA; electroforese em gel de agarose; transformação; PCR; hibridação; sequenciação; tipagem de DNA; conceitos básicos de bioinformática
Módulo II
1. Mutações génicas. 1.1. Tipos de mutação. 1.2. Agentes mutagénicos. 1.3. Selecção de mutantes. 1.4. Mecanismos de reparação. 2. Recombinação em bactérias. Elementos genéticos móveis.

Componente prática
Extracção de DNA e sua análise por electroforese; Digestão de DNA plasmídico e análise de mapas de restrição; Transformação bacteriana; Amplificação de DNA por PCR.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Teste escrito Teórico e Prático do Módulo I e Módulo II - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste escrito Teórico e Prático do Módulo I - 36.0%
  • - Teste escrito Teórico e Prático do Módulo II - 40.0%
  • - Teste escrito Teórico e Prático do Módulo I - 24.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Lewin, B. Genes IX. 9.ª ed., Sudbury, Mass. Jones and Bartlett Publishers, 2007.

Lodish, H., Berk, A., Kaiser, C., Krieger, M., Bretscher; A., Ploegh, H., Amon, A. & Scott, M. Molecular Cell Biology. 7ª ed. W.H. Freeman and Company. Nova Iorque, 2012.

Brown, T.A., Gene Cloning and DNA Analysis: An Introduction. 6.ª ed., Wiley- Blackwell, Londres, 2010.

Griffiths, A.J.F., Wessler, S.R., Lewontin, R.C., Gelbart, W.M., Suzuki, D.T. & Miller, J.H. Griffiths, A.J.F., Wessler, S.R., Lewontin, R.C., Gelbart, W.M., Suzuki, D.T.& Miller, J.H. Introduction to Genectic Analysis. 8ª ed., W.H. Freeman and Company, Nova Iorque, 2005.

Sambrook, J. & Russell, D. Molecular Cloning. A Laboratory Manual. 3ª ed., Cold Spring Harbor Laboratory, Nova Iorque, 2001.

Fialho, A.M. & Arraiano, C.M. O mundo do RNA. Novos desafios e perspectivas futuras. 1ª. ed., Lidel, Lisboa, 2007.

Smith, C.A. & Wood, E.J. Molecular Biology and Biotechnology. 1ª ed., Chapman and Hall, Londres, 1991.

Hartl, D., Ruvolo & Maryellen. Genetics. Analysis of Genes and Genomes. 8ª ed., Jones and Bartlett Learnig, Sudbury, 2011.

Bartlett Learnig, Sudbury, 2011. Introduction to Genectic Analysis. 8a ed. W.H. Freeman and Company, Nova Iorque, 2005.

Azevedo, C. & Sunkel, C. Biologia Celular e Molecular. 5ª ed, Lidel – Edições Técnicas, Lisboa, 2012.

Base geral de artigos científicos: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/PubMed/

Pesquisa de sequências homólogas: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/BLAST/