Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de bioquímica geral, química e biologia celular.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos. Utilizam uma metodologia
expositiva-ativa, apelativa da intervenção direta dos alunos.
Na vertente prática da unidade curricular privilegia-se, a realização de trabalhos práticos laboratoriais, explanações
e discussão de casos clínicos.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
• Fundamentos teóricos subjacentes ao metabolismo de hidratos de carbono, aminoácidos e proteínas;
• Parâmetros laboratoriais indicados para o diagnóstico e monitorização das patologias associadas a
alterações do metabolismo;
O aluno deve adquirir aptidões de:
• Compreender os parâmetros laboratoriais indicados para o diagnóstico e monitorização das patologias
associadas a alterações do metabolismo, de modo a ser possível fornecer informações laboratoriais
clinicamente relevantes;
O aluno deve adquirir competências de:
• Compreender as diversas patologias associadas a alterações no metabolismo de hidratos de carbono,
aminoácidos e proteínas;
• Selecionar os parâmetros laboratoriais indicados no diagnóstico e/ou monitorização das referidas
patologias;
• Validar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos.
Programa
Função renal:
-Equilíbrio ácido-base;
-Equilíbrio hidro-eletrolítico;
-Função endócrina;
-Avaliação laboratorial e patologias associadas.
Metabolismo dos hidratos de carbono:
-Sistema hipo e hiperglicemiante;
-Diabetes e as suas complicações agudas e crónicas;
-Avaliação laboratorial e patologias associadas.
Metabolismo dos aminoácidos:
-Avaliação laboratorial e patologias associadas.
Metabolismo proteico:
-Proteínas específicas;
-Avaliação laboratorial da função hepática e patologias associadas;
-Avaliação laboratorial das doenças musculares e cardíacas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária:
Ahmed, Nessar, ed. lit. – Clinical biochemistry. Second edition. Oxford : Oxford University Press, cop. 2017.
Burtis, CA; Bruns, DE, Sawyer, BG, Tietz, NW. Tietz fundamentals of clinical chemistry and molecular diagnostics. seventh edition. ed. St. St. Louis, Mo: Elsevier/Saunders, cop. 2015.
Gaw, Alan et al – Clinical Biochemistry: An Illustrated Colour Text. 5th ed. Churchill-Livingstone Elsevier, 2013.
Kaplan, Lawrence; Pesce, Amadeo – Clinical Chemistry: Theory, Analysis, Correlation. 5th ed. St. Louis, Mo.: Mosby/Elsevier, 2010.
Bibliografia secundária:
Murphy, Michael, et al – Clinical Biochemistry: An Illustrated Colour Text. 6th ed. Churchill-Livingstone Elsevier, 2019.
Rifai, N., et al., Tietz fundamentals of clinical chemistry and molecular diagnostics. Eighth edition. ed. St. Louis, Missouri: Elsevier, 2019.
Bishop, M.L., E.P. Fody, and L.E. Schoeff, Clinical chemistry : principles, techniques, and correlations. Eighth edition. ed. Philadelphia: Wolters Kluwer, 2018.
Mcpherson, Richard; Pincus, Matthew; Henry, John – Henry’s Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods. 22nd ed. Philadelphia: Saunders Elsevier, 2011.
Devlin, Thomas M – Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations. 7th ed.: Wiley, 2010.