Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia celular e Química orgânica (elementar)
Métodos de Ensino
Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos por recurso a meios audiovisuais interativos nas aulas teóricas, sendo os alunos envolvidos em reflexão para aplicar as competências adquiridas através de atividades tais como a análise e discussão de mini- casos de estudo e exercícios em Bioquímica.
Será feita a aplicação dos conteúdos adquiridos envolvendo os alunos em trabalho de pesquisa bibliográfica, análise e discussão de artigos científicos de especialidade.
Resultados de Aprendizagem
Na unidade curricular de Bioquímica Geral I são objetivos de aprendizagem as bases da bioquímica nutricional, com detalhe para:
1- Os mecanismos de digestão, absorção e transporte de nutrientes;
2- O conhecimento das biomoléculas macro e micronutrientes, a importância da relação estrutura-função e a relação com o binómio saúde-doença;
3- A compreensão da modulação da dieta na saúde em termos de stresse oxidativo;
4- As interações entre nutrientes-fármacos-genes;
5- Os alimentos/nutrientes como mediadores de inflamação e como inibidores enzimáticos;
6- O desenvolvimento de uma capacidade crítica de análise de literatura científica da especialidade;
7- Na matriz prática são objetivos de aprendizagem compreender a escolha da técnica analítica adequada ao objetivo de cada trabalho laboratorial e saber executar a própria técnica de análise.
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
– Demonstrar conhecimento e compreensão dos mecanismos de digestão, absorção e transporte de nutrientes;
– Demonstrar uma compreensão sistemática das funções desempenhadas pelos macronutrientes e micronutrientes no binómio saúde-doença;
– Reconhecer a existência de interações nutriente-fármaco e nutriente-gene e a sua influência no binómio saúde-doença;
– Saber utilizar as bases de dados de pesquisa bibliográfica de artigos científicos e analisar criticamente a literatura científica de especialidade.
Na matriz prática o aluno deverá ser capaz de:
– Interpretar/executar um protocolo laboratorial, saber selecionar a técnica analítica a usar em função do objetivo específico do trabalho laboratorial, ter capacidade crítica na análise dos resultados obtidos e executar as técnicas analíticas apropriada a cada trabalho laboratorial.
Programa
1. BIOMOLÉCULAS
1.1 AMINOÁCIDOS
– Estrutura-função
1.2. PROTEÍNAS
Estrutura e função; Globinas (caso de estudo)
1.3. ENZIMAS
– Mecanismos de ação enzimática/catálise; cinética enzimática; regulação e mecanismos de inibição
– Nutrientes como inibidores enzimáticos (casos de estudo)
1.4 OSES E ÓSIDOS
– Estrutura-função
1.5 LÍPIDOS
– Estrutura-função
2. MICRONUTRIENTES/OLIGOELEMENTOS
– Importância no binómio saúde-doença
– Papel de cofator na catálise enzimática
3. HORMONAS/Substâncias neuromediadoras
– Nutrientes como mediadores inflamatórios
4. PROCESSO ABSORTIVO DE NUTRIENTES
– Digestão, absorção e transporte de nutrientes e regulação hormonal
5. STRESSE OXIDATIVO
– O papel dos nutrientes no stresse oxidativo (casos de estudo)
Matriz prática:
Os trabalhos laboratoriais a desenvolver serão escolhidos de entre os seguintes temas:
a) Extração/identificação de aminoácidos; b) Estudo da capacidade tampão de aminoácidos; c) Quantificação de açúcares redutores; d) Extração/Quantificação de lípidos; e) Encapsulação de compostos bioativos (vitaminas) em biopolímeros; f) Determinação de marcadores bioquímicos de stresse oxidativo
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária
Quintas A, Freire AP, Halpern MJ. Organização Molecular da Vida, ed. Lidel.
Bioquímica Médica, Baynes & Dominiczak
Protocolos laboratoriais das aulas práticas./Lab protocols.
Bibliografia secundária
Bioquímica Ilustrada de Harper. McGrawHill. Ed. Lange
Lehninger-Principles of Biochemistry, International Edition, Nelson DL & Cox MM, MacMillan ed, WH Freeman and Company, NY, USA
Berg JM, Tymoczko JL, Stryer L. Bioquímica. Guanabara koogan