Bioquimica Geral I

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia celular e Química orgânica (elementar)

Métodos de Ensino

Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos por recurso a meios audiovisuais interativos nas aulas teóricas, sendo os alunos envolvidos em reflexão para aplicar as competências adquiridas através de atividades tais como a análise e discussão de mini- casos de estudo e exercícios em Bioquímica.

Será feita a aplicação dos conteúdos adquiridos envolvendo os alunos em trabalho de pesquisa bibliográfica, análise e discussão de artigos científicos de especialidade.

Resultados de Aprendizagem

Na unidade curricular de Bioquímica Geral I são objetivos de aprendizagem as bases da bioquímica nutricional, com detalhe para:

1- Os mecanismos de digestão, absorção e transporte de nutrientes;

2- O conhecimento das biomoléculas macro e micronutrientes, a importância da relação estrutura-função e a relação com o binómio saúde-doença;

3- A compreensão da modulação da dieta na saúde em termos de stresse oxidativo;

4- As interações entre nutrientes-fármacos-genes;

5- Os alimentos/nutrientes como mediadores de inflamação e como inibidores enzimáticos;

6- O desenvolvimento de uma capacidade crítica de análise de literatura científica da especialidade;

7- Na matriz prática são objetivos de aprendizagem compreender a escolha da técnica analítica adequada ao objetivo de cada trabalho laboratorial e saber executar a própria técnica de análise.

 

No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:

– Demonstrar conhecimento e compreensão dos mecanismos de digestão, absorção e transporte de nutrientes;

– Demonstrar uma compreensão sistemática das funções desempenhadas pelos macronutrientes e micronutrientes no binómio saúde-doença;

– Reconhecer a existência de interações nutriente-fármaco e nutriente-gene e a sua influência no binómio saúde-doença;

– Saber utilizar as bases de dados de pesquisa bibliográfica de artigos científicos e analisar criticamente a literatura científica de especialidade.

 Na matriz prática o aluno deverá ser capaz de:

 – Interpretar/executar um protocolo laboratorial, saber selecionar a técnica analítica a usar em função do objetivo específico do trabalho laboratorial, ter capacidade crítica na análise dos resultados obtidos e executar as técnicas analíticas apropriada a cada trabalho laboratorial.

 

Programa

1. BIOMOLÉCULAS

1.1 AMINOÁCIDOS                                                                                                                                   

– Estrutura-função

1.2. PROTEÍNAS                                                                                                                                        

Estrutura e função; Globinas (caso de estudo)

1.3. ENZIMAS                                                                                                                                          

– Mecanismos de ação enzimática/catálise; cinética enzimática; regulação e mecanismos de inibição

– Nutrientes como inibidores enzimáticos (casos de estudo)

1.4 OSES E ÓSIDOS                                                                                                                                

– Estrutura-função

1.5 LÍPIDOS                                                                                                                                              

– Estrutura-função

2. MICRONUTRIENTES/OLIGOELEMENTOS                                                                                     

– Importância no binómio saúde-doença

– Papel de cofator na catálise enzimática

3. HORMONAS/Substâncias neuromediadoras                                                                               

– Nutrientes como mediadores inflamatórios

4. PROCESSO ABSORTIVO DE NUTRIENTES                                                                                     

– Digestão, absorção e transporte de nutrientes e regulação hormonal

5. STRESSE OXIDATIVO                                                                                                                          

– O papel dos nutrientes no stresse oxidativo (casos de estudo)

 

Matriz prática:

Os trabalhos laboratoriais a desenvolver serão escolhidos de entre os seguintes temas:

a) Extração/identificação de aminoácidos; b) Estudo da capacidade tampão de aminoácidos; c) Quantificação de açúcares redutores; d) Extração/Quantificação de lípidos; e) Encapsulação de compostos bioativos (vitaminas) em biopolímeros; f) Determinação de marcadores bioquímicos de stresse oxidativo

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia primária

Quintas A, Freire AP, Halpern MJ. Organização Molecular da Vida, ed. Lidel.

Bioquímica Médica, Baynes & Dominiczak

Protocolos laboratoriais das aulas práticas./Lab protocols.

Bibliografia secundária

Bioquímica Ilustrada de Harper. McGrawHill. Ed. Lange

 Lehninger-Principles of Biochemistry, International Edition, Nelson DL & Cox MM, MacMillan ed, WH Freeman and Company, NY, USA

Berg JM, Tymoczko JL, Stryer L. Bioquímica. Guanabara koogan