Biotecnologia Ambiental

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de química das soluções, nomeadamente reações acido-base, oxidação-redução, complexação e precipitação.
Conhecimentos de bioquímica: metabolismo de biomoléculas e conversão energética. Processos aeróbios e anaeróbios.
Conhecimentos de cálculos sobre volume, caudal percentagens de remoção…etc

Métodos de Ensino

No sentido de concretizar os objectivos propostos e conferir as competências definidas para a unidade curricular, serão ministradas aulas de exposição dos conteúdos teóricos, complementadas pela resolução de problemas e discussão de situações de aplicação a casos concretos. Serão ainda executados protocolos laboratoriais de avaliação da qualidade de um efluente e elaborado um relatório final de análise de resultados.

Resultados de Aprendizagem

1. Descrever os impactes ambientais provocados pela descarga de resíduos a nível do solo e dos meios hídricos, face às características dos resíduos produzidos por diferentes actividades humanas e à sua degradação. Avaliar a possibilidade do seu tratamento por via biológica.
2. Descrever os princípios de funcionamento de diferentes tipos de tratamento biológicos (aeróbios e anaeróbios), os principais factores que influenciam o seu funcionamento e os parâmetros de controlo do processo.
3. Conhecer as disposições legais aplicáveis.
4. Conhecer o papel da biotecnologia em vários campos de acção, com vista a um desenvolvimento mais sustentável.
5. Executar a metodologia analítica de alguns parâmetros físico-químicos de avaliação da qualidade de um efluente, de modo a avaliar o regime de funcionamento e a eficiência de um sistema de tratamento.

Programa

Fontes de poluição. Características gerais das águas residuais. Valorização de subprodutos. Avaliação da necessidade e possibilidade de tratamento biológico. Princípios e esquema geral de tratamento.
Princípios da degradação da matéria orgânica (C, N, P e S) por via aeróbia e anaeróbia. Comparação de processos e estudo do impacte da descarga de águas residuais poluídas. Imposições legais para a descarga de efluentes.
Fundamentos teóricos dos principais sistemas de tratamento biológicos de resíduos: Biomassa em suspensão (lamas activadas e suas modificações, SBR). Sistemas de biofilme fixo (leitos percoladores e RBC). Biomassa fixa em leito móvel (MBBR). Sistemas biológicos de membranas (MBR). Digestão anaeróbia. Necessidade da remoção avançada de nutrientes. Sistemas de lagunagem e reutilização de águas residuais tratadas.
Papel da biotecnologia na economia circular – recuperação/reciclagem de recursos.
Avaliação da eficiência de tratamento – sistema piloto Lamas ativadas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - pratica - 25.0%
  • - Exame - 75.0%
Avaliação continua
  • - teste teórico 1 - 37.5%
  • - Teste teórico 2 - 37.5%
  • - prática - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

METCALF & EDDY, Wastewater Engeneering – Treatment and resource recovery, 5ª Ed., McGraw Hill, 2013.

CASEY, T. A., Unit treatment processses in water and Wastewater Engineering, John Wiley& Sons, New York, 1997.

GRAY, N. F., Biology of Wastewater Treatment. In: J. N. B. Bell (Ed.) Series on Environment Science and Management, 2ª ed., Imperial College Press, 2004.

FLETCHER, G. L., Rise, M. L., 2011. Aquaculture Biotechnology. Wiley-Blackwell, 2011.

COSTA, M. L. & SOARES, M. , Guia de Trabalhos Práticos, 2007.

FONSECA, M. M., TEIXEIRA, J. A. Reactores Biológicos- Fundamentos e Aplicações, Lidel, 2006.

FERRAZ, A. I. & Rodrigues A. C. Biotecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentávél, Publindústria- Edições Técnicas, 2011.