Conhecimentos de Base Recomendados
A unidade curricular necessita de conhecimentos básicos de Biologia Molecular e Microbiologia.
Métodos de Ensino
O ensino desta unidade curricular é realizado em módulos introdutórios de aulas teóricas, e aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas, expositivas, serão introduzidos os conceitos essenciais de cada bloco de ensino. Nas aulas teórico-práticas, os alunos, individualmente e ativamente realizam de forma autónoma pequenos projetos dentro da área da bioinformática e a pesquisa, apresentação e discussão de artigos científicos na área de produção de fármacos recombinantes
As metodologias de ensino utilizadas têm como objetivo potenciar a integração de conhecimentos anteriores com os específicos desta unidade curricular de modo a permitir ao aluno a resolução de novos problemas e despertar o seu interesse pela atividade cientifica desenvolvida em projetos de investigação atuais e concretos da área.
As aulas teóricas e a calendarização dos temas lecionados fornecem ao alunos as bases essenciais para aprendizagem de conceitos com um grau crescente de complexidade e as aulas teórico-práticas permitem apresentar, debater e propor estratégias atuais da área.
Resultados de Aprendizagem
A Biotecnologia do Fármaco visa proporcionar aos alunos conhecimentos atuais na produção de moléculas recombinantes que lhe permitam a compreensão das novas metodologias de produção de fármacos e o desenho de novas estratégias terapêuticas. O aluno deve adquirir terminologia associada à área da Biotecnologia Molecular que lhe permita pesquisar, interpretar e comunicar informação especializada.
Nesta unidade curricular o aluno deve ainda adquirir competências nos princípios básicos das aplicações em bioinformática utilizando a informação disponível na Internet: bases de dados de sequências de nucleótidos, de sequências de proteínas, de estruturas tridimensionais; Ferramentas de análise de sequência e de estruturas; anotação das bases de dados.
Programa
Programa teórico
•Biotecnologia Molecular : objetivos, conceitos básicos e aplicações
•Tecnologia de DNA recombinante: clonagem, bibliotecas de cDNA, bibliotecas genómicas, sequenciação de DNA, amplificação de DNA por PCR (revisão sumária)
•Produção de proteínas recombinantes:
-expressão de proteínas em sistemas procariotas. Manipulação da expressão génica
-expressão de proteínas em sistemas eucariotas (leveduras, células de insectos em cultura e células de mamíferos em cultura)
•Engenharia de proteínas: mutagénese dirigida e mutagénese ao acaso metodologia e aplicações
Modificações das características físico-químicas de proteínas com fins terapêuticos
•Aplicações:
•Produção de agentes terapêuticos (fármacos, enzimas, anticorpos)
•Produção de vacinas.
•Terapia génica: Patologias alvo. Vertentes de aplicação: Protocolos de ensaios clínicos aprovados. Condicionantes biológicas à administração e transferência intracelular de material genético.)
Sistemas de transporte de material genético: Sistemas do tipo viral e do tipo não viral. Vantagens e condicionantes da sua aplicação.
Programa Teórico-Prático
-Princípios básicos das aplicações em bioinformática. Utilização da informação disponível na Internet: bases de dados de sequências de nucleótidos, de sequências de proteínas, de estruturas tridimensionais. Ferramentas de análise de sequência e de estruturas.
-Pesquisa, apresentação e discussão de artigos científicos da área da produção de fármacos recombinantes.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Secundária: Molecular Biotechnology, 4ª edição B.R. Glick e J. Pasternak. ASM Press, Washington DC.
National Center for Biotechnology Information :www.ncbi.nlm.nih.gov