Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se um conhecimento base na área de química geral e orgânica.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos, utilizando-se uma metodologia expositiva-ativa. Os conteúdos são expostos apelando a uma intervenção constante do aluno. Nas aulas práticas, serão realizados trabalhos laboratoriais, para aplicação dos conhecimentos adquiridos na componente teórica.
A carga horária da disciplina será coadjuvada por um horário semanal de atendimento aos alunos. Quando necessário, serão dadas aulas complementares de esclarecimento de dúvidas.
Resultados de Aprendizagem
A UC de Bromatologia está relacionada com todos os diferentes aspetos que envolvem o alimento e pretende dar seguimento à UC de Química Alimentar. A análise de alimentos e produtos alimentares é de extrema importância para as Ciências da Nutrição, na medida em que a promoção da saúde através dos alimentos implica:
– conhecer a sua composição química e as ferramentas utilizadas para o seu estudo;
– reconhecer as propriedades químicas dos alimentos e as alterações decorrentes do seu processamento e armazenamento;
– reconhecer as propriedades nutricionais e/ou químicas dos alimentos e interpretá-las à luz de legislação aplicável, no âmbito da rotulagem, controlo da qualidade e segurança alimentar.
Estes são fatores determinante na promoção da saúde através da alimentação, algo que é transversal à prática do Nutricionista, independentemente da área de atuação que o profissional licenciado venha a seguir. Assim, pretende-se fornecer conhecimentos sólidos sobre os princípios e conceitos da Bromatologia e análises bromatológicas, dar conhecer aos estudantes os fundamentos teóricos de técnicas analíticas utilizadas na análise da composição dos alimentos. Pretende-se, também, através das aulas laboratoriais, despertar um maior interesse por parte dos alunos sobre os conceitos teóricos básicos relativos à instrumentação analítica. É objetivo desta UC fornecer as noções básicas e fundamentais sobre a validação de metodologias analíticas usadas nas aulas laboratoriais e incentivar a correta interpretação dos resultados obtidos.
Programa
Matriz teórica:
Apresentação da disciplina, metodologia de avaliação e bibliografia; Distribuição dos temas dos trabalhos, formação de grupos e apresentação dos aspetos mais importantes a focar na elaboração do trabalho
1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE ALIMENTOS
1.1. Análise qualitativa e quantitativa
1.2. Métodos clássicos versus Métodos instrumentais
2. AMOSTRAGEM
2.1. Plano de amostragem
2.2. Técnicas de amostragem
2.3. Procedimentos de amostragem
2.4. Registos de amostragem
2.5. Conservação de amostras
3. MÉTODOS DE PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS
3.1. Redução da amostra bruta
3.2. Processos de separação
3.3. Métodos de extracção, limpeza e pre-concentração de amostras
4. MÉTODOS CLÁSSICOS DE ANÁLISE
Volumetria ácido-base, oxidação-redução, de precipitação e de complexação
5. MÉTODOS INSTRUMENTAIS ÓPTICOS
5.1. Espectroscopia de ultravioleta-visível
5.2. Espectroscopia de fluorescência
6. MÉTODOS INSTRUMENTAIS DE SEPARAÇÃO
6.1. Electroforese
6.2. Cromatografia
7. MÉTODOS DE CALIBRAÇÃO E VALIDAÇÃO
8. INTRODUÇÃO À PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS ALIMENTARES
8.1. Análise de artigos científicos relacionados com a análise de alimentos
8.2. Apresentação e discussão dos respectivos trabalhos
Matriz Prática (P):
Nas aulas práticas irão aplicar-se algumas das técnicas analíticas leccionadas na análises de diferentes alimentos, águas e/ou aditivos alimentares.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal
· SKOOG, D. A.; HOLLER, F.J. CROUCH, S. R. Principles of instrumental analysis. 6 edition. Australia: Thomson, cop. 2007.
· ROUESSAC, F., ROUESSAC, A. Chemical analysis: modern instrumentation methods and techniques. 2 edition, Chichester, England: Wiley, 2007.
Bibliografia secundária
· ROBINSON, J.W., FRAME, E. M. S., FRAME II, G. M. Undergraduate instrumental analysis. 7 edition, Boca Raton, Florida: Taylor & Francis Group, llc, 2014.