Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de geografia física e de cartografia
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos dos aspetos focados na unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
1) Apresentação dos teóricos dos conteúdos
2) Ilustração de casos concretos, acompanhados de instruções que levem à análise e a conclusões sobre os assuntos
3) Realização de visitas ao exterior para contacto com questões práticas;
4) Execução de trabalhos de aplicação e relatórios devidamente complementados com pesquisa bibliográfica
Resultados de Aprendizagem
Consideram-se como principais objetivos de aprendizagem o estudante compreender os conceitos fundamentais da climatologia. Pretende-se descrever a dinâmica do sistema climático, analisando os diversos fatores e consequências meteorológicas e climáticas com importância ao nível o ambiente. Deverá perceber a variação da incidência de radiação solar ao longo do ano e de acordo com a latitude, o balanço de radiação e energético da superfície terrestre. Será estudado o assunto da circulação geral atmosférica para que o estudante compreenda a complexidade da resposta do clima global. Pretende-se que a unidade permita desenvolver um espírito crítico na problemática das alterações do clima e do aquecimento global.
Programa
O programa da unidade é constituído pelos seguintes conteúdos:
1. Fatores climáticos e sua ação no comportamento do clima.
2. Elementos meteorológico, métodos de medição, valores médios e extremos e relação com os fatores do clima.
3. Variação da incidência de radiação solar com a latitude e ao longo do ano.
4. Balanço de energético da superfície terrestre.
5. Dinâmica da circulação atmosférica global.
6. Climas à escala mundial, utilizando as classificações de Koppen e Thornthwaite.
7. Comparação dos conceitos de variabilidade climática e alteração climática.
8. Possíveis causas que estão na origem das mudanças do clima.
9. Importância do efeito de estufa no aquecimento global.
10. Modelos que explicam as alterações do sistema climático.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barry R.C., Chorley R. J. (2009). Atmosphere, Weather and Climate. Routledge, London.
Hartmann D. (2015). Global Physical Climatology. 2nd Edition. Elsevier Science.
Peixoto, J.P. (1981). A Radiação Solar e o Ambiente. Comissão Nacional do Ambiente, Lisboa. Retallack,
J.B. (1996). Meteorologia. Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, Lisboa Santos
F. D. et. al. (2006). Alterações Climáticas em Portugal. Cenários, Impactos e Medidas de Adaptação – Projecto SIAM II. Editores F. D. Santos e P. Miranda, Gradiva, Lisboa, 506p.
Watson, R (2001). Climate change, Cambridge University Press