Comércio Electrónico

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa dotar os alunos de capacidades instrumentais e conceptuais nos domínios do
comércio eletrónico, nomeadamente a abordagem aos novos modelos de comércio e negócio eletrónico, como
a utilização da web 2.0 e das redes sociais.
Ao final deste curso, os alunos serão capazes de explicar os principais conceitos relacionados com o comércio
eletrónico, explicar o processo de introdução de aplicações comércio eletrónico numa organização, explicar as
tecnologias e infraestruturas de suporte ao comércio eletrónico, discutir as questões de segurança e de
legislação envolvidas na realização de transações comerciais na internet.
Ao final deste curso os alunos estarão aptos criar um guião das etapas necessárias ao arranque de um
negócio on-line, por exemplo honorários de consultores, custos de hardware e software, custos de licença, etc.,
ou a explicar os passos necessários para configurar seu site de comércio eletrônico para fins de publicidade ou
quaiquer outros fins.

Programa

. Introdução ao comércio eletrónico
2. Infraestrutura de suporte ao comércio eletrónico: internet, web e plataformas móveis
3. Construção uma presença comércio eletrónico: websites, sites móveis e aplicativos
4. Sistemas de pagamentos e segurança para o comércio eletrónico
5. Modelos de negócio para o comércio eletrónico
6. E-marketplaces
7. Marketing e publicidade no comércio eletrónico
8. Ética e legislação no comércio eletrónico
9. Redes sociais e comunidades
10. Comércio eletrónico no retalho e serviços
11. Comércio electrónico em Portugal

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kenneth Laudon and Carol Traver (2013), E-Commerce: Business, Technology, Society, 9th edition, Prentice
Hall.
2. Dave Chaffey (2011), E-Business and E-Commerce Management, 5th edition, Prentice Hall.
3. Dave Chaffey and Fiona Ellis-Chadwick (2012), Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice,
Pearson.
4. Anacom (2006), O Comércio electrónico em Portugal – O quadro legal e o negócio, Anacom.
5. Andrew Macarthy (2013), 500 Social Media Marketing Tips: Essential Advice, Hints and Strategy for
Business: Facebook, Twitter, Pinterest, Google+, YouTube, Instagram, LinkedIn, and More! , CreateSpace
Independent Publishing Platform.