Conhecimentos de Base Recomendados
Agronomia, economia e gestão
Métodos de Ensino
O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo, recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos, exemplos práticos, resolução de exercícios individuais ou em grupo. Elaboração em grupo de trabalho nomográfico sobre o comércio internacional constitui a parte prática
Resultados de Aprendizagem
Esta UC tem por objetivo proporcionar ao estudante um conhecimento pormenorizado do funcionamento das instituições internacionais e dos princípios do comércio internacional. Examina ainda o desenvolvimento do comércio internacional, o desenvolvimento das políticas e dos instrumentos do comércio e o efeito das políticas nacionais no comércio internacional. Identifica os efeitos positivos e negativos da globalização e as suas implicações nas estratégias de marketing. O aluno deverá adquirir competências na economia internacional, deverá conhecer as principais politicas internacionais, calcular e interpretar os rácios referentes às politicas internacionais que influência o comércio. Deverá ainda saber analisar o comportamento do consumidor, conhecer algumas das características dos consumidores nos principais mercados e conhecer técnicas de marketing dirigidas para os mercados de exportação
Programa
O comércio internacional, a economia internacional e os Indicadores aplicados ao comércio internacional.
Teorias sobre comércio internacional: A abordagem mercantilista; Adam Smith e o conceito de vantagem absoluta; David Ricardo e o conceito de vantagem comparativa. As Nova Abordagens: Teoria da dotação factorial relativa, a Teoria do ciclo de vida (internacional) do produto e a Teoria da Vantagem Competitiva Nacional.
Os efeitos da abertura de mercados na economia (ganhos e perdas)
Organização Mundial do Comércio (OMC), os princípios e as disputas na OMC. As políticas e os conflitos comerciais dos dois Grandes Blocos e os Acordos regionais. Agenda DOHA
O Marketing internacinal e comportamento do consumidor. As dinâmica do comércio global. Estratégias de entrada no mercado internacional e a Investigação de mercados. Identificação de segmentos de mercado e o marketing mix em contexto internacional.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Avaliação 1: teste escrito - 40.0%
- - Avaliação 2: Trabalho e apresentação - 60.0%
- - Avaliação 1: teste escrito - 40.0%
- - Avaliação 2: Trabalho e apresentação - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Lipesy, R., Stilwell., J.A., Clarke, R., (1988). Práticas de economia Positiva., Vicens Universidad.
Hirshleifer, J. e Amihai, G. (1992) Price Theory and Apllications, Preentice – Hall, Englewood Cliffs, 1992
Tsakok, Isabelle (1990), Agricultural price policy: a practitioner´s guide to partial equilibrium. Cornell University Press: Ithaca and London, 1990
Gaisford, J., Kerr, W., (2001). Economic Analysis for International Trade Negotiations: The WTO and Agricultural Trade. Edward Elgar, USA.
Krugman P., Obstfeld M. (2005) Economia Internacional: teoria e política. 6. ed. Pearson Addison Welsey.
Kevin, R., Hartely, S., Berkowitz, E., Rudelius, W. (2007) Marketing, 8. ed., Mc-Graw-Hill, São Paulo.