Conhecimentos de Base Recomendados
N.A.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino segue o regime presencial (em sala de aula) com o objetivo de melhorar a conexão entre o conhecimento teórico e prático. Utiliza fonte de conhecimento teórico (publicações científicas) e recurso a casos práticos. Fomenta, também, a participação activa do aluno através da discussão e apresentação de ideias e opiniões.
A avaliação de conhecimentos será efetuada com recurso aos modos:
a) Avaliação periódica/ contínua
2(duas) provas individuais escritas com peso de 40% respectivamente a 1º e a 2ª frequência.
1( um) trabalho em grupo (entrega do trabalho escrito e discussão/apresentação) (ponderação de 20 % na nota final)
Nota da avaliação periódica = primeira prova escrita 40% + segunda prova escrita 40% + Trabalho em grupo 20%
b) avaliação por exame final (época normal e de recurso)
Avaliação final por exame : realização de uma prova escrita com ponderação de 100%
Resultados de Aprendizagem
Fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos de análise necessários à explicação dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam actualmente a economia mundial.
Contextualizar o Comércio Internacional como ramo da Teoria Económica, e importância do comércio internacional e do investimento directo estrangeiro enquanto fenómenos da economia real.
Analisar e interpretar dados estatísticos do comércio internacional – utilização de indicadores quantitativos e qualitativos.
Estudar as principais teorias explicativas do comércio internacional, i.e., dos principais determinantes do padrão das trocas internacionais e do padrão da especialização produtiva.
Distinguir os diferentes níveis de integração económica, confrontando os custos e os benefícios
Reconhecer os desafios atuais para as empresas no marketing internacional
Identificar o processo e opções de entrada em mercados internacionais
Criar e controlar programas de marketing internacional
Programa
1 Globalização, o comércio internacional e os Negócios Internacionais
2 Teorias do comércio internacional
2.1 Os modelos de comércio inter-industrial e intra-industrial
3 O Sistema Comercial Internacional
3.1. Política comercial externa
3.1.1. Os Instrumentos de Politica comercial externa; Os Efeitos de mercado e de bem-estar; O Protecionismo versus livre comércio
3.1.2 A Organização Mundial do Comércio e a liberalização das trocas internacionais
3.2. Teoria, prática e desafios da integração económica internacional
3.2.1 Os Movimentos internacionais de capitais, O investimento direto estrangeiro e as empresas multinacionais.
3.2.2. Importância; Motivações; Teorias explicativas; Impacto do Investimento Directo Estrangeiro
4 Processos de internacionalização das empresas
4.1. Formas de acesso aos mercados internacionais; Opções estratégicas de internacionalização; Seleção de mercados internacionais
5.Gestão internacional e Estratégia Global: Definição e controlo do programa de marketing
Métodos de Avaliação
- - 2 frequencia escrita - 40.0%
- - Trabalho de grupo - 20.0%
- - 1 frequencia escrita - 40.0%
- - exame escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Grossman, Gene M. e Rogoff, Kenneth, (1995), Handbook of International Economics – Volume III, Elsevier, Oxford,
Hocking, Brian e Steven Mcguire. 1999. Trade Politics: International, Domestic and Regional Perspectives, London, Routledge.
Hoekman, Bernard M. e Michel M. Kostecki. (2001). The Political Economy of the World Trading System, 2ª ed. Oxford: Oxford University Press.
Aplpleyard, Dennis, Field, Alfred, (2003), International Economics, Irwin/McGraw-Hill, 54ª Edição
King, (Eds), (2004), Internat International Economics and International Economics Policy: A Reader, McGraw Hill
Medeiros, Eduardo Raposo. (2003). Economia Internacional, 7ª edição, Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Kotabe, Masaaki; Helsen, Kristiaan, (2008), Global Marketing Management 4th Edition, Wiley John Wiley & Sons, NJ
Albaum, G.; Duerr, E.; (2011); International Marketing and export management, 7th edition; Prentice Hall
Hollensen, Svend (2007), Global Marketing- A Decision-Oriented Approach, 4th Edition, Financial Times/Prentice Hall, England.
Dennis Appleyard, Alfred Field e Steve Cobb; (2010) International Economics , McGraw-Hill
Thomas Pugel; (2009) International Economics, McGraw-Hill, 14th edition
Paul Krugman e Maurice Obstfeld;(2012) International Economics, Pearson Higher Education, 9th edition