Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais.
Na componente prática da disciplina a turma é dividida em grupos, por forma a permitir a realização de role-play, simulação do contexto clínico e outras metodologias que permitam o treino efetivo de competências. Estas atividades exigem um número reduzido de alunos.
Os alunos serão avaliados nas componentes teórico-prática e prática de forma contínua e através de teste escrito, de avaliação de conhecimentos, sumativo, constituído por questões que avaliam a extensão e profundidade dos conhecimentos adquiridos na disciplina e a capacidade de aplicação prática desses conhecimentos a situações quotidianas e específicas na área científica do curso.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:
Competências de comunicação em saúde;
Comportamentos, saúde e doença;
Aconselhamento em audiologia.
O aluno deve desenvolver aptidões para:
Adotar estratégias adequadas de comunicação verbal e não-verbal com os doentes, outros profissionais e público em geral;
Entender os aspectos psicossociais básicos relativos à promoção da saúde, à prevenção e superação da doença, à compreensão e adesão ao tratamento e à reabilitação;
Analisar e interpretar as relações entre comunicação, comportamento, emoções e estado de saúde.
O aluno deve adquirir competências para:
Comunicar e interagir de forma adequada, no seu contexto profissional;
Conduzir uma entrevista motivacional;
Ser um agente ativo na motivação e promoção de comportamentos de saúde;
Identificar e lidar com emoções negativas e stresse, sendo um agente ativo na promoção da sua saúde e do bem-estar dos doentes.
Lidar adequadamente com o utente e sua família, no contexto da audiologia.
Programa
Saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida
Perspetiva holistica da saúde
Estilos de vida saudáveis e promoção da saúde
Estados emocionais alterados e prevalência de psicopatologia na doença crónica
Adaptação à doença crónica: resiliência e qualidade de vida
Competências de comunicação e aconselhamento
Competências de comunicação em saúde
Entrevista motivacional
Aconselhamento centrado na pessoa (Rogers)
Especificidades da comunicação em Audiologia
Abordagem familiar
Abordagem sistémica da família
Aconselhamento familiar em Audiologia
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AMARAL, AP. Stresse, Coping e Doença. In Macedo, Pereira & Madeira (Coord) Psicologia na Medicina, 24: 343-360, Lidel, Ed técnicas Lda, 2018
OGDEN, J. Psicologia da saúde. 2ª edição revista e ampliada. Lisboa: Climepsi Editores, 2004. ISBN 972-796-092-8
BENJAMIN, Alfred – A entrevista de ajuda. 9ª ed. São Paulo : Martins Fontes, 1998. 207 p. ISBN 85-336-0809-8
ROGERS, C. Tornar-se pessoa. 7ª ed. Lisboa. Moraes, 1986.
MEIBOS, A, MUÑOZ, K, & TWOHIG, M (2019). Counseling competencies in audiology: A modified delphi study. American journal of audiology, 28(2), 285-299.
BECK, K, & KULZER, J (2018). Teaching counseling microskills to audiology students: Recommendations from professional counseling educators. In Seminars in Hearing, 39, 1: 091-106). Thieme Medical Publishers.