Conhecimentos de Base Recomendados
A unidade curricular Complementos de Análise Instrumental é uma disciplina complementar à formação adquirida ao longo da licenciatura nas áreas de outras unidades curriculares como Química/Bioquímica. Como tal, pressupõe-se que conhecimentos básicos dessas unidades bem como as competências necessárias nas mesmas estejam adquiridos.
Métodos de Ensino
Numa situação de funcionamento normal, as aulas são de carácter teórico e laboratorial.
Nas aulas teóricas serão transmitidos os fundamentos das técnicas de análise principais bem como da sua aplicação. Serão também resolvidos alguns exercícios de caracter demonstrativo da potencialidade dessas técnicas bem como de alguns parâmetros do funcionamento das mesmas (sensibilidade, interferências).
Na componente laboratorial, será seguido um plano de trabalhos que consiste na realização, preparação e discussão de pelo menos quatro trabalhos experimentais. Durante a realização dos trabalhos os alunos são confrontados com questões focadas em variados pontos do protocolo laboratorial, nomeadamente em cálculos ou mesmo análise dos resultados, de modo a avaliar a forma como se prepararam para a realização do trabalho experimental e potenciar a compreensão dos conhecimentos adquiridos.
Para cada trabalho prático os alunos têm de organizar e gerir a realização do trabalho experimental, bem como reportar o trabalho realizado na forma de relatório. Também para cada um dos trabalhos realizados serão realizadas discussões orais com cada grupo de forma a avaliar a aquisição tanto dos conceitos previamente transmitidos ao longo das aulas teóricas como dos conceitos adquiridos ao longo da concretização do trabalho prático. Com esta discussão pretende-se também que os alunos desenvolvam as suas competências de apresentação de resultados experimentais bem como melhorem a sua elaboração de relatórios através da apreciação da estrutura dos mesmos.
No final do semestre será realizado um exame cujo objetivo é avaliar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, de forma a determinar se form atingidos os objetivos propostos nesta Unidade Curricular.
Resultados de Aprendizagem
Com esta Unidade Curricular pretende-se que os alunos: aprofundem conhecimentos sobre várias técnicas analíticas de separação e de identificação de compostos; adquiram competências na preparação de amostras para cada técnica laboratorial; adquiram conhecimento dos fundamentos das técnicas de deteção, quantificação e caracterização abordadas; façam uma escolha cientificamente correta da técnica mais adequada para a informação que se pretende obter; alarguem a sua experiência laboratorial em análise instrumental através da operação autónoma dos equipamentos bem como na análise dos resultados obtidos.
Programa
Trabalhos experimentais analisados e discutidos:
1. Extração líquido/líquido de licopeno a partir de várias espécies de tomate. Quantificação por espectroscopia UV-Vis.
2. Quantificação dos ácido ascórbico e acetilsalicílico numa amostra farmacêutica.
3. Quantificação de cafeína em café/descafeinado comercial por técnica de ATR-FTIR.
4. Quantificação de ferro em amostra farmacêutica.
5. Análise e quantificação de quinino em água tónica por espectroscopia de fluorescência.
6. Quantificação do fósforo em bebidas de “cola”.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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Skoog, D. A., West D. M., Holler, F. J. e Crouch, S. F.. (2000). Química Analítica. 7ª edição, McGraw- Hill.
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Kealey, D., Haines P. J., (2005). Instant Notes – Analytical Chemistry. BIOS Scientific Publishers Limited
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Skoog, D. A., M., Holler, F. J. e Crouch, S. F.. (2007). Principles of Instrumental Analysis. 6ª edição, Thomson Brooks
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Harris C. Daniel. (2010). Quantitative Chemical Analysis. 8ª edição, W.H. Freeman ed
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Fifield, F. W., Kealey, D. (2000). Principles and Practice of Analytical Chemistry. 5ª edição, Blackwell Science Ltd
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Hervey, D. (2000) Modern Analytical Chemistry, MacGraw-Hill