Comportamento do Consumidor

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e
Textos Escritos;
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.
No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação por frequência, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Trabalho em grupo; 2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Trabalho individual.

Resultados de Aprendizagem

a) Conhecer a importância e aplicação do estudo do comportamento do consumidor.
b) Conhecer e interpretar as implicações psicológicas e sociológicas no processo de tomada de decisão.
c) Conhecer os principais modelos de comportamento do consumidor.
d) Aplicar os referenciais teóricos na análise e elaboração de estudos de casos.

Programa

I – Introdução ao Comportamento do Consumidor
1. A informação dos estudos de mercado
2. Diferenciação de comportamentos de consumo, de compra e recolha de informação
3. A aplicação do Comportamento do Consumidor
II – Variáveis Individuais
1. O Eu
2. Percepção
3. Memória e Aprendizagem
4. Motivação
5. Atitudes
III – Variáveis Sociológicas e Psicossociológicas
1. Grupos e líderes de opinião
2. A Família
3. Classes Sociais
4. Cultura
IV – Variáveis SituacionaisTipos de situações
V – A Dinâmica da Procura
O processo de tomada de decisão
VI – Modelos de Comportamento do Consumidor
Tipos e aplicações de modelos
VII – Novas Formas de Consumo
1. O Consumo Ético e Eco-Consumo
2. O Consumidor no Mercado Global
3. E-commerce4. E o futuro?

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Giglio, Ernesto Michelangelo (2005) O comportamento do consumidor, 3.ª ed, Thomson, São Paulo. – Grande, Ildefonso (2004) Marketing Croscultural, Esic Editorial, Madrid.
– Loudon, David L.; Della Bitta, Albert J. (1993) Consumer Behaviour, 4ª edição, Macgraw-Hill, Nova Yorque.
– Mowen, John C.; Minor, Michael S (2003) Comportamento do Consumidor, Prentice Hall, São Paulo. – Solomon, Michael R. (2002) O Comportamento do Consumidor, comprando, possuindo e sendo, 5ª Edição, Bookman, Porto Alegre.
– Solomon, Michael; Bamossy, Gary; Askegaard, Soren (2002) Consumer Behaviour, a European Perspective, 2ª edição, Prentice Hall, Edinburgh Gate, Essex.