Métodos de Ensino
A metodologia a seguir assentará na leccionação de aulas teório-práticas. Participação e assiduidade – 25% (será passada uma folha de presenças em todas as aulas e serão tidos em conta, para além da participação, todos os trabalhos práticos efectuados no decorrer dos períodos lectivos).
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina apresenta como principais objectivos:
Compreender e interpretar as tendências sociológicas e psicológicas associadas ao consumo; Conhecer e
explicar todos os elementos (internos e externos) que motivam o consumidor, distinguindo a forma como
esses elementos actuam no mercado; Adquirir competências básicas na área do comportamento do
consumido. Relacionar conhecimentos da área do comportamento do consumidor (teorias e princípios) com
as perspectivas de gestão orientadas ao mercado.
Programa
I. O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1. O princípio científico
2. Teorias do comportamento do consumidor
II. ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM A COMPRA
1. Condicionantes Internos explicativos do comportamento do consumidor
2. Condicionantes Externos explicativos do comportamento do consumidor
III. O PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA
IV. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NOS SERVIÇOS
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Coney Hawkins (2009). Consumer behavior: Building marketing strategy. McGraw- Hill.
Dubois, Bernard; & Celma, Alex Rovira (2007). Comportamiento del consumidor:
Comprendiendo al consumidor. S/L: Prentice Hall International Editions.
Hawkins, Del I.; & Best, Roger J.; & Coney, Kenneth A. (2007). Comportamiento
del consumidor: Repercussiones en la estrategia de marketing. E.U.A.: Addison-
Wesley Iberoamericana.
Schiffman, L.; & Kanuk L. (2007). Consumer behavior: International edition. S/L:
Prentice Hall International Editions.
Solomon, M. Bamossy G., Askegaard, S. (2009). Consumer behavior: A european
perspective. S/L: Prentice Hall International Editions.
Solomon, M. (2009). Consumer behavior. S/L: Prentice Hall International Editions