Conhecimentos de Base Recomendados
n. a.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da Unidade Curricular, o aluno esteja habilitado a:
(1) Descrever a importância e aplicar os conceitos do estudo do comportamento do consumidor.
(2) Compreender os principais modelos de comportamento do consumidor.
(3) Avaliar e interpretar as implicações psicológicas e sociológicas no processo de tomada de decisão.
Programa
- Introdução ao comportamento do consumidor
- A informação dos estudos de mercado
- Diferenciação de comportamentos de consumo, de compra e recolha de informação
- A aplicação do comportamento do consumidor
- Variáveis individuais
- O Eu
- Perceção
- Memória e aprendizagem
- Motivação
- Atitudes
- Variáveis sociológicas e psicossociológicas
- Grupos e líderes de opinião
- A família
- Classes sociais
- Cultura
- O processo de tomada de decisão
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Camargo, P. (2009). Neuromarketing: descodificando a mente do consumidor. Edições IPAM.
Darley, W. K., Blankson, C., & Luethge, D. J. (2010). Toward an integrated framework for online consumer behavior and decision making process: A review. Psychology & Marketing, 27(2), 94–116. https://doi.org/10.1002/mar.20322
Giglio, M. (2010). O comportamento do consumidor (3rd ed.). Thompson.
Lindstrom, M. (2012). Buyology: a ciência do neuromarketing (2nd ed.). Gestão Plus.
Loudon, L. (1993). Consumer Behaviour (4th ed.). McGraw-Hill.
Meyer, E. (2014). The culture map. PublicAffairs.
Solomon, M. (2016). O comportamento do consumidor, comprando, possuindo e sendo (11st ed.). Bookman.