Conhecimentos de Base Recomendados
Não Aplicável
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso: a) sessões teóricas expositivas, b) sessões teórico-práticas de análise de casos e de estudos de investigação, c) realização de trabalhos práticos lectivos e extra-lectivos.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, os estudantes deverão estar em condições de:
– Conhecer e compreender os principais processos e dinâmicas de relacionamento dentro das organizações.
– Saber planear, executar e avaliar propostas de intervenção nos processos e nas dinâmicas organizacionais
Programa
1. Processos de comunicação nas organizações
2. Processos de tomada de decisão
3. Conflitualidade
4. A percepção da justiça e da cidadania nas organizações
5. A construção da confiança organizacional
6. Identidade, cultura e clima organizacional
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Projeto/ trabalho de grupo - 40.0%
- - Teste escrito individual - 40.0%
- - Participação presencial nos trabalhos das aulas e realização das tarefas individuais propostas - 20.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barros, L. (2007). Strategor. Política global da empresa. Lisboa: D Quixote.
Caetano, A, & Vala, J (2007). Gestão de recursos humanos: Contextos, processos e técnicas. Ed RH.
Cerdeira, J. (2010). O valor da confiança na definição da cultura organizacional. Exedra, 3, 125-134.
Cerdeira, J. P. (2018). Confiança, confiabilidade e ética: podem as empresas aprender alguma coisa com Aristóteles?. Organicom, 15(29), 89-100.
Cunha, M, Rego, A, Cunha, R & Cardoso, C (2016). Manual de comportamento organizacional e Gestão. Ed RH.
Gilovich, T., Keltner, D., & Nisbett, R. E. (2016). Social psychology. W. W. Norton Company
Kinicki, A & Kreitner, R (2013). Organizational behavior. McGraw-Hill
Robbins, S. & Judge, T. (2018). Organizational behavior. Prentice Hall
Sinding, K, & Bollingtoft, A. (2014). Cases on management, leadership and organisations. Narayana Press