Conhecimentos de Base Recomendados
não são necessários conhecimentos específicos právios
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática. O docente proporá aos estudantes um conjunto de exercícios de autoconhecimento de forma aos estudantes perceberem melhor a aplicação das matérias na sua própria realidade. O docente proporá também aos estudantes a realização de trabalhos mais imersivos de forma a potenciar o seu domínio em temas mais relacionados com os seus interesses pessoais e alinhados com os seus futuros interesses de investigação.
Resultados de Aprendizagem
As organizações são as unidades nucleares das economias e da vida em sociedade. Constituem conjuntos de pessoas que trabalham de forma coordenada para atingir objectivos comuns. A interacção entre as pessoas, a coordenação das suas actividades e a conjugação dos objectivos organizacionais com os objectivos individuais de cada membro da organização, bem como o conjunto de dinâmicas e impactos daí resultantes para as organizações e as pessoas são o objecto de estudo da disciplina do Comportamento Organizacional. Nesta unidade curricular vai-se procurar apresentar e discutir os principais temas da área do comportamento e da inovação organizacional de forma a que os estudantes possam melhor compreender as organizações, e assim nelas melhor se integrarem e contribuírem para o seu sucesso.
No final desta unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
- Compreender as organizações e as suas características identificadoras
- Compreender as características e processos individuais e as formas como influenciam os resultados organizacionais
- Compreender as características e processos grupais e as formas como influenciam os resultados organizacionais
- Compreender de que formas a mudança, a aprendizagem e a inovação podem influenciar as características e processos individuais e grupais nas organizações
Programa
1 – As Organizações, a sua natureza e complexidade
1.1. O comportamento organizacional e as escolas da gestão
1.2. Conceito de organização
1.3. Imagens metafóricas da organização
2 – Personalidade, Emoção e tomada de Decisão
2.1. Factores de personalidade e determinantes do comportamento
2.2. Inteligência emocional e gestão da emoções
2.3. Modelos de tomada de decisão
3 – Motivação e Satisfação no trabalho
3.1. Conceito e teorias de motivação
3.2. Causas de satisfação e insatisfação
3.3. Além da satisfação: desempenho e felicidade
4 – Liderança
4.1. Conceito e teorias de liderança
4.2. Desenvolvimento da liderança
4.3. Seguidança e substitutos de liderança
5 – Grupos e Equipas
5.1. Conceito e tipos de grupos
5.2. Factores influenciadores da eficácia dos grupos
5.3. Desenvolvimento e gestão de grupos
6 – Estrutura Organizacional, Controlo e Poder
6.1. Dimensões e determinantes das estruturas organizacionais
6.2. Processos e estratégias de controlo organizacional
6.3. Fontes de poder interpessoal, estrutural e contextual
7 – Cultura Organizacional, Contrato psicológico e Comportamentos de cidadania
7.1. Características e dimensões da Cultural Organizacional
7.2. Socialização organizacional e Contrato psicológico
7.3. Dimensões e paradoxos da cidadania organizacional
8 – Mudança nas organizações
8.1. Indutores da mudança nas organizações
8.2. Natureza da mudança nas organizações
8.3. Gestão da mudança nas organizações
9 – Desenvolvimento organizacional sustentado: aprendizagem e inovação
9.1. Modos de aprendizagem e desaprendizagem organizacional
9.2. Modelos e inovação organizacional
9.3. Gestão da aprendizagem e da inovação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental:
Pina e Cunha, Miguel; Rego, Arménio; Campos e Cunha, Rita e Cabral-Cardoso, Carlos (2016) Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa, RH Editora, 8ª edição
Bibliografia complementar:
Becker, B. Huselid, M. & Ulrich, D. (2001). The HR Scorecard: Linking People, Strategy and Performance. Boston: Harvard Business School Press.
Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management – A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page.
Ferreira, J., Neves, J., & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora.
Fontes da Costa, João & Oliveira, Teresa. (2018). Entre Jean-Jacques e Denise: Carreira e Identidade Profissional dos Farmacêuticos à Luz dos Contratos Rousseaunianos.
Gabarro, J. J., ed. (1992) Managing People and Organizations. Boston, MA: Harvard Business School Press
Katzenbach, J. R., & Smith, D. K. (1993). The wisdom of teams: Creating the high-performance organization. Boston, Mass: Harvard Business School Press.
Linley, P. A., Harrington, S., & Garcea, N. (2010). Oxford handbook of positive psychology and work. NY: Oxford University Press.
Mintzberg, H.(1983).Structure in fives: Designing Effective Organizations. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
Northouse, P. G. (2013). Leadership: Theory and Practice. Thousand Oaks: Sage.
Russo, J. E., & Schoemaker, P. J. (2002). Decisions: Winning decisions. Danvers, MA: Crown Business
Schein, E. (2010). Organizational Culture and leadership (4 ed). S. Francisco: Jossey-Bass.
Tidd, J. & Bessant, J.R. (2018). Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change. New York: Wiley.
Wren, D. A. (2017). The evolution of management thought. New York, John Wiley, 7ª edição