Comportamento Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Utilização dos Valores Comportamentais. (Soft Skills)

Conhecimentos de Liderança, Motivação, Mudança, Comunicação ,Negociação e Conflito.

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teóricas e aulas práticas, tendo as primeiras um carácter eminentemente expositivo de matéria, e as segundas, um carácter prático, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução e debate diversos temas e casos exemplificativos da vida real das organizações que ilustrem as matérias leccionadas. 

O objectivo destes trabalhos é triplo: i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações; ii) familiarização do corpo discente com a realização de trabalhos práticos; iii) potenciar as relações com outras disciplinas.        

Resultados de Aprendizagem

Destacar como objetivos a importância do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para a
gestão dos recursos humanos em geral, e do comportamento humano e comportamento organizacional em particular.Apresentar os diferentes níveis de análise do modelo do “Comportamento Organizacional”, nomeadamente a motivação do indivíduo e a liderança de equipas.

 A aquisição de competências levará à sensibilização dos alunos para as necessidades decorrentes do funcionamento das sociedades da informação, nomeadamente nos domínios da aquisição/actualização de informação e a capacitação profissional na área de gestão. Estimulação das capacidades de trabalho em equipa, do potencial de simulação e do gosto pela assunção do risco, por forma a conseguirem as competências necessárias para a gestão.

Programa

CAPÍTULO 1 – O QUE É O “COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL”?

1.1 – As Organizações e as Pessoas: o estudo do Comportamento Organizacional

1.2 – A Gestão, o Gestor e os seus papeis

1.3 – Factores explicativos do comportamento individual

    1.3.1 – Factores biográficos

    1.3.2 – Aptidões e personalidade

    1.3.3 – Aprendizagem

    1.3.4 – Percepção, valores e atitudes          

1.4 – As ligações entre a percepção e o processo individual de tomada de decisão

        1.4.1 – Os diferentes estilos da tomada de decisão

1.5 – A Ética Empresarial

         1.5.1 – Aspectos éticos do Processo individual de Tomada de Decisão

         1.5.2 – Factores que afectam uma tomada de decisão ética

 

CAPÍTULO 2 – A MOTIVAÇÃO DO INDIVÍDUO

2.1 – O Processo motivacional

2.2 – As principais visões sobre a motivação

2.3 – Visões contemporâneas

  2.3.1 – Teorias das Necessidades de Maslow e Herzberg

  2.3.2 – Teorias de Equidade

  2.3.3 – Teorias das Expectativas

  2.3.4 – Teorias de reforço

  2.3.5 – Teoria de necessidades de McClelland

  2.3.6 – O Modelo ERG: a proposta de Alderfer

2.4 – Técnicas de motivação

  2.4.1 – O Enriquecimento Individual de Tarefas

  2.4.2 – Outros Factores motivacionais

  2.4.3 – O desenvolvimento Tecnológico e suas consequências ao nível do posto de trabalho

CAPÍTULO 3 – A LIDERANÇA

3.1 – Uma definição de Liderança

3.2 – A Abordagem baseada nos Traços de personalidade

3.3 – A Abordagem comportamental

  3.3.1 – As funções de Liderança

  3.3.2 – Os Estilos de Liderança

  3.3.3 – O Controlo e a Liderança na empresa

3.4 – As Abordagens Contingenciais

  3.4.1 – O Modelo do Continuum de Liderança de Tannenbaum e Schmidt

  3.4.2 – A Grelha de Gestão de Blake e Mouton

  3.4.3 – A Teoria da Liderança situacional de Hersey e Blanchard

  3.4.4 – Estilos de Liderança e situação de trabalho: O modelo de Fiddler

3.5 – O futuro da Teoria da Liderança: Liderança carismática, Liderança Transformacional e Transacional

                       

CAPÍTULO 4 – A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

4.1 – Informação e comunicação Organizacional

   4.1.1 – O Processo Comunicacional

   4.1.2 – Tipos de comunicação

4.2 – Os Grupos: Entender o trabalho em equipa

  4.2.1 – Desenvolvimento e Formação dos Grupos

  4.2.2 – A Dinâmica de Grupos

  4.2.3 – Comportamento e Estrutura de Grupos

  4.2.4 – Equipas e Tipos de Equipas

4.3 – A Gestão do conflito

4.4 – O Processo de negociação

 

CAPÍTULO 5 – DINÂMICA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

5.1 – A mudança e a inovação nas organizações

           5.1.1 – As condicionantes da mudança

           5.1.2 – Inovação e Fontes de Inovação 

5.2 – A Teoria de Campo de forças de Lewin

5.3 – O Processo de Mudança

5.4 – Tipos de mudança organizacional

5.5 – Mudança e Liderança

5.6 – A dinâmica de Grupos e a Mudança

5.7 – A cultura organizacional

           5.7.1 – Os níveis culturais de Schein

           5.7.2 – O Iceberg da Cultura Organizacional de Stanley

           5.7.3 – Os dois níveis de Kotter e Heskertt

           5.7.4 – Uma tipologia cultural: Os Quadrantes de Charles Handy

           5.7.5 – O Modelo de Socialização

5.8 – O Stress no trabalho

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cunha, M. et al.; Manual de Comportamento Organizacional e Gestão; RH Editora; 2007
Ferreira, J. et al.; Psicosociologia das Organizações; McGraw-Hil de Portugal; 1996
Gibson, J.; Organizações: Comportamento, Estrutura e Processos; McGraw-Hill; 2006
Greenberg, J. e R. Baron; Behaviour in Organizations – Understanding and Managing the Human side of Work;
Prentice-Hall; 2005
Hersey, P. e K. Blanchard; Managing Organizational Behaviour – Utilizing Human Resources; Prentice-Hall; 1998
Kolb, D. et al; Organizational Behaviour – An Experiential Approach; Prentice-Hall; 1999
Kinicki, A. e R. Kreitner; Comportamento Organizacional; McGraw-Hill; 2007
Luthans, F.; Organizational Behavior; McGraw-Hill; 1998
Newstrom, J.; Comportamento Organizacional; McGraw-Hill; 2008
Robbins, S.; Organizational Behaviour; Prentice-Hall; 2012