Conhecimentos de Base Recomendados
Utilização dos Valores Comportamentais. (Soft Skills)
Conhecimentos de Liderança, Motivação, Mudança, Comunicação ,Negociação e Conflito.
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teóricas e aulas práticas, tendo as primeiras um carácter eminentemente expositivo de matéria, e as segundas, um carácter prático, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução e debate diversos temas e casos exemplificativos da vida real das organizações que ilustrem as matérias leccionadas.
O objectivo destes trabalhos é triplo: i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações; ii) familiarização do corpo discente com a realização de trabalhos práticos; iii) potenciar as relações com outras disciplinas.
Resultados de Aprendizagem
Destacar como objetivos a importância do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para a
gestão dos recursos humanos em geral, e do comportamento humano e comportamento organizacional em particular.Apresentar os diferentes níveis de análise do modelo do “Comportamento Organizacional”, nomeadamente a motivação do indivíduo e a liderança de equipas.
A aquisição de competências levará à sensibilização dos alunos para as necessidades decorrentes do funcionamento das sociedades da informação, nomeadamente nos domínios da aquisição/actualização de informação e a capacitação profissional na área de gestão. Estimulação das capacidades de trabalho em equipa, do potencial de simulação e do gosto pela assunção do risco, por forma a conseguirem as competências necessárias para a gestão.
Programa
CAPÍTULO 1 – O QUE É O “COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL”?
1.1 – As Organizações e as Pessoas: o estudo do Comportamento Organizacional
1.2 – A Gestão, o Gestor e os seus papeis
1.3 – Factores explicativos do comportamento individual
1.3.1 – Factores biográficos
1.3.2 – Aptidões e personalidade
1.3.3 – Aprendizagem
1.3.4 – Percepção, valores e atitudes
1.4 – As ligações entre a percepção e o processo individual de tomada de decisão
1.4.1 – Os diferentes estilos da tomada de decisão
1.5 – A Ética Empresarial
1.5.1 – Aspectos éticos do Processo individual de Tomada de Decisão
1.5.2 – Factores que afectam uma tomada de decisão ética
CAPÍTULO 2 – A MOTIVAÇÃO DO INDIVÍDUO
2.1 – O Processo motivacional
2.2 – As principais visões sobre a motivação
2.3 – Visões contemporâneas
2.3.1 – Teorias das Necessidades de Maslow e Herzberg
2.3.2 – Teorias de Equidade
2.3.3 – Teorias das Expectativas
2.3.4 – Teorias de reforço
2.3.5 – Teoria de necessidades de McClelland
2.3.6 – O Modelo ERG: a proposta de Alderfer
2.4 – Técnicas de motivação
2.4.1 – O Enriquecimento Individual de Tarefas
2.4.2 – Outros Factores motivacionais
2.4.3 – O desenvolvimento Tecnológico e suas consequências ao nível do posto de trabalho
CAPÍTULO 3 – A LIDERANÇA
3.1 – Uma definição de Liderança
3.2 – A Abordagem baseada nos Traços de personalidade
3.3 – A Abordagem comportamental
3.3.1 – As funções de Liderança
3.3.2 – Os Estilos de Liderança
3.3.3 – O Controlo e a Liderança na empresa
3.4 – As Abordagens Contingenciais
3.4.1 – O Modelo do Continuum de Liderança de Tannenbaum e Schmidt
3.4.2 – A Grelha de Gestão de Blake e Mouton
3.4.3 – A Teoria da Liderança situacional de Hersey e Blanchard
3.4.4 – Estilos de Liderança e situação de trabalho: O modelo de Fiddler
3.5 – O futuro da Teoria da Liderança: Liderança carismática, Liderança Transformacional e Transacional
CAPÍTULO 4 – A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
4.1 – Informação e comunicação Organizacional
4.1.1 – O Processo Comunicacional
4.1.2 – Tipos de comunicação
4.2 – Os Grupos: Entender o trabalho em equipa
4.2.1 – Desenvolvimento e Formação dos Grupos
4.2.2 – A Dinâmica de Grupos
4.2.3 – Comportamento e Estrutura de Grupos
4.2.4 – Equipas e Tipos de Equipas
4.3 – A Gestão do conflito
4.4 – O Processo de negociação
CAPÍTULO 5 – DINÂMICA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
5.1 – A mudança e a inovação nas organizações
5.1.1 – As condicionantes da mudança
5.1.2 – Inovação e Fontes de Inovação
5.2 – A Teoria de Campo de forças de Lewin
5.3 – O Processo de Mudança
5.4 – Tipos de mudança organizacional
5.5 – Mudança e Liderança
5.6 – A dinâmica de Grupos e a Mudança
5.7 – A cultura organizacional
5.7.1 – Os níveis culturais de Schein
5.7.2 – O Iceberg da Cultura Organizacional de Stanley
5.7.3 – Os dois níveis de Kotter e Heskertt
5.7.4 – Uma tipologia cultural: Os Quadrantes de Charles Handy
5.7.5 – O Modelo de Socialização
5.8 – O Stress no trabalho
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cunha, M. et al.; Manual de Comportamento Organizacional e Gestão; RH Editora; 2007
Ferreira, J. et al.; Psicosociologia das Organizações; McGraw-Hil de Portugal; 1996
Gibson, J.; Organizações: Comportamento, Estrutura e Processos; McGraw-Hill; 2006
Greenberg, J. e R. Baron; Behaviour in Organizations – Understanding and Managing the Human side of Work;
Prentice-Hall; 2005
Hersey, P. e K. Blanchard; Managing Organizational Behaviour – Utilizing Human Resources; Prentice-Hall; 1998
Kolb, D. et al; Organizational Behaviour – An Experiential Approach; Prentice-Hall; 1999
Kinicki, A. e R. Kreitner; Comportamento Organizacional; McGraw-Hill; 2007
Luthans, F.; Organizational Behavior; McGraw-Hill; 1998
Newstrom, J.; Comportamento Organizacional; McGraw-Hill; 2008
Robbins, S.; Organizational Behaviour; Prentice-Hall; 2012