Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
– Metodologias Verbais (dizer), uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debatee;
– Metodologias Intuitivas (mostrar), uso dos recursos pedagógicos, Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
– Metodologias Activas (fazer), uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos.
No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Regime de avaliação periódica: duas provas escritas (35% cada) e um trabalho (30%);
2. Regime de exame final: exame escrito com ponderação de 100%.
Resultados de Aprendizagem
): – Compreender e enfrentar os desafios, oportunidades e responsabilidades que se colocam aos responsáveis pela comunicação de marketing.
– Compreender a necessidade de coordenação das várias formas de comunicação como forma de assegurar a solidez e estabilidade da mensagem da empresa.
– Fornecer os conceitos da publicidade, sua importância e aplicação prática.
– Compreender a estratégia da mensagem e desenvolver competências ao nível da concepção criativa. – Equacionar o processo comunicacional num quadro de integração da publicidade, promoção de vendas e relações públicas.
– Elaborar estratégias e programas de comunicação integrada de marketing.
– Descrever e justificar os princípios orientadores da concepção e implementação de comunicações integradas de marketing.
– Desenvolver aptidões e conhecimentos necessários ao desenvolvimento de planos e à implementação de comunicação marketing eficaz.
Programa
1. A comunicação: Objectivos e Estratégias da comunicação
2. Instrumentos de Comunicação e Marketing
3. Comunicação de Marketing
4. Gestão da Comunicação de Marketing
5. Comunicação e Marketing: perspectiva integradora
6. Planeamento, Organização e Controlo de Marketing
7. A marca e a Identidade Corporativa de uma Organização
8. O futuro da comunicação – perspectiva de evolução de novas formas de comunicação.
9. O Mix da Comunicação – Estratégias de comunicação- A publicidade.
– As relações públicas.
– A força de vendas.
– O merchandising e as promoções.
– O marketing directo
– Patrocínio e Mecenato
10. Desenvolvimento do programa de Comunicação integrada de marketing
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AAKER, D. A. 1991. Managing Brand Equity: Capitalizing on the Value of a Brand Name. New York: The Free Press.
ALAN COOPER (1997). How to Plan Advertising, London, Cassel;
BELCH, George (1998). Advertising and promotion: an integrated marketing communications perspective.
McGraw Hill.
DIONÍSIO, Pedro et al. Publicitor. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1999.
ROSSITER, J. E PERCY, L. (1998). Advertising Communications & Promotion Management. Boston, McGraw-
Hill