Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos nas áreas: Comunicação, Patologia, Farmacologia e Farmacoterapia.
Métodos de Ensino
1. As aulas são ministradas com recurso a metodologias activas/participativas, recorrendo quando necessário aos métodos interrogativo, expositivo e demonstrativo.
2. São utilizadas técnicas de desenvolvimento de competências, tais como, a técnica de role-playing (nomeadamente para o treino de competências interpessoais), exercícios de dinâmica de grupos, debates sobre um determinado tema.
3. São apresentados casos práticos, e em seguida os alunos serão expostos a simulação da dispensa de medicamento, onde colocarão em pratica o aconselhamento ao paciente.
4. Os materiais pedagógicos utilizados serão fundamentalmente diapositivos expostos com recurso a meios audiovisuais (ou outro método equivalente), distribuição de textos e/ou artigos, com vista a uma aula mais interactiva, assim como, o incentivo à pesquisa bibliográfica, fora do espaço de aula.
Resultados de Aprendizagem
1.Capacidade de comunicar de modo efectivo com utentes/ clientes e outros elementos;
2.Demonstrar competências efectivas na comunicação de informação, conselho e opinião profissional a utentes/clientes, a colegas ou grupos de colegas;
3.Formas de interagir adequadas, no decurso da actividade profissional (nomeadamente, atitude interpessoal auto-afirmativa, capacidade de gerir conflitos, de trabalhar em equipa);
4.Atitudes diferentes de comunicação com populações com características específicas (doenças crónicas, demência, alzheimer, SIDA, outras).
5.Demonstrar conhecimentos, capacidades e aptidões que lhe permitam:
5.1-Abordar e informar adequadamente o doente quando solicita a aquisição de medicamentos isentos e não isentos de prescrição médica obrigatória;
5.2-Analisar a terapêutica do doente no contexto da situação clínica e fisiológica;
5.3- Intervir na utilização segura e racional do medicamento como meio de promoção da saúde pública.
Programa
Teórico-prática
1. Comunicação em Saúde
Comunicação com a pessoa doente
Relação profissional de saúde – utente/doente
Informação vs comunicação no contexto da farmácia
2. Comunicação e relacionamento em Saúde
Tipos de comunicação (verbal/não verbal)
Funções da comunicação
Barreiras à comunicação
Factores condicionantes de confiança e empatia
Atitudes na comunicação
Estilos de relacionamento interpessoal – A assertividade na relação com o outro
2. A comunicação com o utente/doente no contexto da farmácia
Atendimento ao utente/doente
Entrevista clínica e apoio ao utente/doente
A comunicação em populações específicas: crianças, idosos, doentes crónicos, patologias graves, outras.
Gestão e resolução de conflitos
3. A Farmácia e a Comunicação
Informação sobre Medicamentos ao utente
Características específicas da informação sobre medicamentos
Automedicação:
Conceito
Situações passíveis de Automedicação (Diário DA REPÚBLICA, 2.ª série, n.º99 de 29 de Abril de 2002 Despacho n.º8637/2002 (2.ª série), de 20 de Março)
Precauções de Utilização dos M.N.S.R.M.
Vantagens e desvantagens dos M.N.S.R.M.
Dispensa e aconselhamento de M.N.S.R.M. – Protocolos
Dispensa e aconselhamento de M.S.R.M. – Protocolos
Outros protocolos existentes na Farmácia Comunitária
4. Estudo de Casos Clínicos
Matriz Prática:
1.Realização de Casos Práticos de Aconselhamento com MNSRM;
2.Workshops sobre Aconselhamento em Contraceção oral; Afecções Cutâneas; Valores de referência em exames clínicos
5.Role plays (Autoscopia) executados nas aulas: 3 momentos/início/meio e final do semestre.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal:
American Psychiatric Association (APA, 2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5) . Washington, D. C. (Classification and diagnostic book).
Fachada, Maria Odete (2012). Psicologia das relações interpessoais. 2ªEdição. Edições Silabo.
Wright, B. (1992). Skills for caring: communication skills. London: Churchill Livingstone.
Aguiar, A. H. (2004). “A Farmácia e a Comunicação”. AJE – Sociedade Editorial, Lda. Lisboa.
Blenkinsopp, Alison; Paxton, Paul; Blenkinsopp, John (2009) – “Symptoms in the Pharmacy: A guide to the Management”. – Publisher: Wiley – Blackwell;ISBN-140518079X .
Christine Thorp (2008) – “Pharmacology for the Health Care Professions”. Publisher: Wiley – Blackwell.
Harrison, et cols. (1999) Neurologia. In: Harrison et al.. Medicina Interna Compêndio. 14ª edição. McGraw-Hill, Portugal.
Seeley, Stephens & Tate (1997). Anatomia & Fisiologia. 3ªEdição, Lusodidacta, Lisboa.
Prontuário Online.
Secundária/complementar:
Maria Augusta Soares (coord.); Manual: medicamentos não prescritos. Lisboa: Publicações Farmácia Portuguesa, Associação Nacional das Farmácias, 1995.