Comunicação em media sociais

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercícios ou análise e discussão de casos.

A avaliação é contínua e compreende a realização de um trabalho de grupo (90%) com apresentação oral obrigatória. A presença e participação em aula representam 10% da classificação final e devem ser num mínimo de 75% de presenças.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo da unidade curricular é proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada e crítica das mudanças trazidas pelas redes sociais na comunicação.

Esta unidade curricular visa explorar como a transformação digital afeta as práticas de comunicação, destacando tanto as novas possibilidades quanto os desafios emergentes neste ambiente dinâmico.

O foco será o desenvolvimento de competências críticas e analíticas que permitam aos estudantes não apenas consumir, mas também produzir conteúdo de maneira eficiente e responsável nestes meios. Através de uma combinação de estudo teórico, análise de casos reais e práticas aplicadas, os estudantes irão explorar como as redes sociais podem ser usadas para construir e manter relações, promover marcas, influenciar opiniões e criar comunidades virtuais.

No final, espera-se que os estudantes estejam aptos a saber utilizar redes sociais e preparados para aplicar este conhecimento de forma inovadora e ética em cenário profissional.

Programa

1. Introdução à Comunicação em Media Sociais

1.1 Exploração das mudanças comportamentais na comunicação decorrentes do surgimento e evolução dos media online.

1.2. Análise das transformações tecnológicas e como influenciam as interações sociais e profissionais.

2. Tendências e Desafios na Era Digital

2.1. Novas oportunidades de interação criadas pelo digital.

2.2. Avaliação dos desafios emergentes.

3. Desenvolvimento de Competências Críticas

3.1. Autenticidade e transparência.

3.2. Ética, desconexão e privacidade.

4. Estudo e Análises de Casos Reais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - trabalho de grupo - 90.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

KOTLER, P.; Kartaja, H.; Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0. JOHN WILEY & SONS INC.

MOUTINHO, L., TEIXEIRA, N. & ZEFERINO, A. (2022). Marketing Futureland. LISBOA: Edições Lidel.

QUALMAN, E. (2018). Socialnomics: How social media transforms the way we live and do business (2nd ed.). Wiley.