Métodos de Ensino
A generalidade da UC compreende aulas expositivas, com uma participação crítica dos alunos.
Utiliza-se também a análise de textos e materiais relevantes na disciplina.
Os alunos desenvolvem trabalhos de grupo, sendo o resultado apresentado e discutido em sala de aula. Cada
aluno é ainda incentivado a trazer para a sala de aula materiais e conceitos inovadores na comunicação em
marketing.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como objectivo aumentar o grau de compreensão e a habilidade do aluno sobre a
comunicação integrada em marketing.
O aluno deve compreender o fenómeno da comunicação na generalidade, conhecer as diferentes formas e
ferramentas de comunicação em marketing, entender o processo de comunicação em marketing e, ainda,
conhecer profundamente o desenvolvimento da comunicação integrada em marketing e os seus impactos
numa lógica de criação de valor para a empresa ou outra organização.
De forma mais específica, pretende-se que o aluno identifique e desenvolva os planos de comunicação mais
adequados ao contexto em causa, que pesquise as formas de comunicação em marketing actuais e eficazes e
que operacionalize um programa integrado de comunicação em marketing.
Programa
A comunicação integrada de marketing
A importância da comunicação em marketing no contexto actual
A relação entre o marketing e a comunicação
Os modelos e as teorias da comunicação
O processo e as fases chave do processo de comunicação em marketing
Compreender os destinatários da comunicação
As agências e profissões da comunicação
As ferramentas clássicas da comunicação em marketing
Os media e a escolha de suportes
O patrocínio de eventos e o marketing relacionado a causas
Os novos formatos da comunicação em marketing
A elaboração do plano de comunicação integrada em marketing
Ética no comportamento do consumidor e implicações para as estratégias de comunicação em marketing
O futuro da comunicação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Clow, K. & Baack, D. 2005. Integrated Advertising and Promotion and Marketing Communications. 2nd ed.
Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall.
Kitchen, P. 1999. Marketing communications: Principles and Practice. London: Thomson Business Press.
Lampreia, J. 1992. Comunicação empresarial – As relações públicas na gestão. Lisboa: Texto Editora.
Percy, Larry. 1997. Strategies for Implementing Integrated Marketing Communications. Lincolnwood, Illinois:
National Textbook Company.
Pickton, D. and Broderick, A. 2005. Integrated Marketing Communications, 2nd Ed. England: Prentice Hall.