Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas de ensino expositivo e dialógica, com recurso a meios audiovisuais. Poderão ser lecionadas, em modo remoto, até 25% das horas. Realização e apresentação de trabalhos de grupo em sala de aula. Serão analisados e discutidos vídeos de casos clínicos com diferentes tipos de dificuldade de comunicação, e explorados materiais/equipamentos relacionados com a comunicação aumentativa e alternativa.
As aulas de matriz práticas, terão um ensino demonstrativo e prático, o que permitirá aos alunos aprender a comunicar através da LGP sempre que necessitam.
Resultados de Aprendizagem
– Melhorar a comunicação com pessoas com dificuldades comunicativas;
– Conhecer e caracterizar diferentes formas de comunicação;
– Conhecer meios de comunicação não oral e estratégias facilitadoras para a comunicação efetiva;
– Melhorar a comunicação verbal e não verbal e conhecer tecnologias de apoio para a comunicação;
– Perceber a especificidade da comunicação na multideficiência e no envelhecimento;
– Adquirir conhecimentos sobre a Surdez e a Língua Gestual Portuguesa (LGP);
– Adquirir competências básicas que permitam compreender e utilizar a LGP;
– Adquirir competências para lidar de forma eficaz com a pessoa surda.
Programa
Apresentação da unidade curricular e definição de datas e metodologias de avaliação-2h
Noções sobre Comunicação humana, linguagem, língua e fala-4h
Caracterização da Língua vs Linguagem-3h
Função e caracterização da Comunicação Não verbal-3h
Classificação e função dos sistemas de comunicação Aumentativa e Alternativa-6h
Diferentes tipos de tecnologias de apoio para a comunicação – 6h
Tipo de utilizadores e critérios de comunicação (patologias mais frequentes da comunicação)-6h
Envelhecimento e comunicação-3h
Estratégias facilitadoras para a comunicação-4h
O Implante Coclear e o constructo surdo-3h
Contextualização histórico-social da LG-4h
Origem da Língua Gestual Portuguesa e outras línguas visuais-5h
Cultura e Identidade Surdas-6h
A LGP como um meio de comunicação verbal (P 15h):
Princípios básicos de organização linguística da LGP
Vocabulário quotidiano e estratégias simples de comunicação
Vocabulário aplicado à audiologia
Apresentação do trabalho de grupo-3h
Avaliação escrita-2h
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Prioritário:
– AmaraL, M., et al. 1994. Para Uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa. Lisboa, Caminho
– Boesch M. & Fonte, A. 2019. Effective Augmentative and Alternative Communication Practices: A Handbook for School-Based Practitioners New Yourk:. publisher: Routledge Taylor Francis Group
– Correia, I. et al. 2021. Língua de Sinais Portuguesa. Estudos Limguísticos de Morfologia e Signwriting, Lisboa, Sítio do livro
– Correia, I., et al. 2019. Línguas de Sinais: Cultura, Educação, Identidade. Lisboa, Sítio do Livro
– Downing, J. 1999. Teaching Communication Skills to students with Severe Disabilities. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing
– Faria, I. et al. 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa, Caminho
– Mateus; M. et al. 2004. Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho
– Sandler, W. & Lillo-Martin. 2006. Sign Language and Linguistic Universals. Cambridge: University Press
– Tetzchner, S. & Martinsen, H. 2000. Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Editora
Secundário:
– Amaral, Isabel & Santos, Mónica. 2017. A Língua Gestual Portuguesa no Ensino e na Saúde.
– Amaral, Marta. 2021. Healthcare Interactions with Deaf Patients: Portuguese Sign Language Perspective.
– Martins, João Paulo, & Freitas, Maria José. 2018. Portuguese Sign Language: A Comprehensive Introduction.
– Mendes, Carlos, & Ribeiro, Sofia. 2022. Manual de Língua Gestual Portuguesa para Profissionais de Saúde. 2022
– Oliveira, Miguel. 2015. Língua Gestual Portuguesa: Introdução à Linguagem Gestual.
– Oliveira, Rita. 2019. Teaching Portuguese Sign Language to Healthcare Students: Strategies and Outcomes.
– Quinto-Pozos, David. 2013. Sign Languages in Contact.
– Rocha, Cláudia. 2014. Sign Language Interpreting and the Health Sector in Portugal.
– Silva, Ana Sofia. 2020. Communicating in Portuguese Sign Language: Health Contexts.
– Venade, Filipe. 2016. Linguística da Língua Gestual Portuguesa.