Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino:
i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva e de análise e discussão de casos.
Avaliação Contínua
– um trabalho de grupo: 50% (nota mínima 7,5)
– um teste individual: (50% (nota mínima de 7,5)
Avaliação final:
– Teste individual de conhecimentos: 100%
Resultados de Aprendizagem
O objectivo da UC é evidenciar o papel da comunicação na construção de uma imagem e reputação das organizações do sector social, reflectindo sobre as estratégias, as dinâmicas, as ferramentas específicas e os desafios da comunicação neste tipo de organizações.
Pretende-se:
– apresentar a comunicação estratégica como um campo dependente e consequente da mudança social;
– evidenciar as diferentes formas de comunicação orientada para os objectivos organizacionais e interesses dos múltiplos stakeholders;
– desenvolver capacidade de análise e espírito crítico sobre os factores inerentes ao pensamento estratégico no âmbito da comunicação;
Programa
Os conteúdos procuram abordar as temáticas:
1. A comunicação nas organizações da sociedade civil (COSC):
2. Comunicação na perspectiva do interesse público
3. A Imagem e a Reputação das Organizações
4. As múltiplas partes interessadas
5. Objectivos, destinatários e técnicas específicas.
Métodos de Avaliação
- - trabalho individual - 50.0%
- - trabalho de grupo - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cerqueira, C & Lamy, S. (2017). Vozes Plurais: a Comunicação das Organizações da Sociedade Cívil. Documenta.
Eiró-Gomes, M. (2017). Comunicação E Organizações da Sociedade Civil. Escola Superior de Comunicação Social/Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento
(ONGD
Heath. R (2010). The Sage Handbook of Public Relations. Sage
Peruzzo, C. M. K. (2013). Fundamentos teóricos das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional no terceiro setor: perspectiva alternativa. Revista Famecos, 20(1), 89-107.
Smith, R. (2021). Stratégic Plannig for Public Relations.Routledge.
Xifra, J. (2014). Manual de Relaciones Públicas e Institucionales. Tecnós.