Comunicação, Negociação e Gestão de Conflitos

Resultados de Aprendizagem

O1 Compreender a interligação entre os conceitos de comunicação, negociação e conflito em contexto
organizacional
O2 Desenvolver competências de comunicação
O3 Desenvolver competências de escuta
O4 Desenvolver a capacidade de identificação de conflitos e de reconhecimento dos seus mecanismos de
escalamento
O5 Desenvolver a capacidade de gestão construtiva dos vários tipos de conflitos
O6 Desenvolver a capacidade de empregar estratégias e técnicas de negociação adequadas aos diferentes
objectivos de negociação
O7 Desenvolver competências de negociação distributiva e integrativa
O8 Desenvolver a capacidade de identificação e evitamento de enviesamentos cognitivos na negociação

Programa

1. Comunicação
1.1 Concepções de comunicação
1.2 Elementos do processo de comunicação
1.3 Escuta e feedback
2. Conflitos
2.1 Conceito de conflito, níveis, categorias e factores geradores
2.2 Gestão versus resolução de conflitos
2.3 Taxonomias de estilos de gestão de conflitos
2.4 Obstáculos e competências necessárias ao processo
3. Negociação
3.1 Conceito e processo de negociação
3.2 Tipos e fases de negociação
3.3 Estratégias, tácticas e técnicas de negociação
3.4 O pensamento racional na negociação: heurísticas e esquemas
3.5 Influência de características individuais no processo de negociação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, J. C. (2013). Negociação. 4ª edição: Edições Sílabo.
Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação. 2ª Edição: Asa.
Cunha, P. & Leitão, S. (2012). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. 2ª Ed.: Edições Universidade Fernando
Pessoa.
Jesuíno, J. C. (1992). A negociação: estratégias e táticas. Texto Editora
Pina e Cunha et al. (2016) Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 8ª edição. Editora RH