Comunicação, Negociação e Gestão de Conflitos

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino incluirá a componente teórica e teórico-prática. A componente teórica consistirá na exposição oral de conteúdos, com elementos de apoio audiovisuais (imagens e vídeos) e exemplos elucidativos. A componente teórico-prática incluirá a análise de casos e a simulação de situações de comunicação, conflito e negociação utilizando técnicas de role-playing e trabalho em equipa. Existirão também exercícios de autoavaliação e reflexão.

A avaliação pode ser realizada unicamente por exame final ou, em alternativa, avaliação periódica. A avaliação periódica integra três elementos de avaliação: (1) um resumo de um artigo, com entrega e apresentação em aula, (2) um exercício de negociação, realizado a pares, a partir de posições antagónicas e com informações fornecidas pelo docente, (3) exame escrito; a nota final decorre da seguinte fórmula = 20% (1) + 20% (2) + 60% (3). 

Resultados de Aprendizagem

O1 – Compreender a interligação entre os conceitos de comunicação, negociação e conflito em contexto organizacional

O2 – Desenvolver competências de comunicação

O3 – Desenvolver competências de escuta

O4 – Desenvolver a capacidade de identificação de conflitos e de reconhecimento dos seus mecanismos de escalamento

O5 – Desenvolver a capacidade de gestão construtiva dos vários tipos de conflitos

O6 – Desenvolver a capacidade de empregar estratégias e técnicas de negociação adequadas aos diferentes objetivos de negociação

O7 – Desenvolver competências de negociação distributiva e integrativa

O8 – Desenvolver a capacidade de identificação e evitamento de enviesamentos cognitivos na negociação

O9 – Desenvolver sensibilidade para as diferenças internacionais ao nível da perceção do conflito e aceitabilidade de táticas de negociação

Programa

  1. Comunicação
  2. Conceções de comunicação
  3. Elementos do processo de comunicação
  4. Escuta e feedback
  5. Comunicação através das culturas
    1. Conflitos
      1. Conceito de conflito, níveis, categorias e fatores geradores
      2. Gestão versus resolução de conflitos
      3. Taxonomias de estilos de gestão de conflitos
      4. Obstáculos e competências necessárias ao processo
      5. Dimensão cultural do conflito
  6. Negociação
    1. Conceito e processo de negociação
    2. Tipos e fases de negociação
    3. Estratégias, táticas e técnicas de negociação
    4. O pensamento racional na negociação: heurísticas e esquemas
    5. Influência de características individuais no processo de negociação

Negociação através das culturas

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, J. C. (2013). Negociação,  4ª edição, Edições Sílabo.

Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação, 2ª Edição, Asa.

Cunha, P. & Leitão, S. (2012). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos, 2ª Ed., Edições Universidade Fernando Pessoa.

Ferraro, Gary P., and Elizabeth K. Briody (2013), The Cultural Dimension of International Business,  7ª Edição. Upper Saddle River, NJ:  Pearson Prentice Hall.

Lewicki, R. J., Saunders, D. M., & Barry, B. (2010).  Negotiation, 7ª edição. Boston: McGraw Hill Irwin.