Comunicação Organizacional

Métodos de Ensino

A unidade curricular será lecionada com recurso a:
i) sessões teóricas expositivas,
ii) sessões teórico-práticas de acompanhamento dos trabalhos de grupo,
iii) análise e debate de casos de sucesso com a participação ativa dos alunos.

Avaliação contínua:
– 1 teste escrito individual (50%)
– 1 trabalho prático de grupo, a ser apresentado em contexto de aula, sobre o ponto 3 do programa (50%)
Avaliação por exame (de acordo com o regulamento académico)
– 1 exame escrito individual (100%)

Resultados de Aprendizagem

Conhecimentos:
– Definir a comunicação organizacional e como esta contribui para o sucesso das organizações
– Saber como atuam as diferentes áreas da comunicação organizacional, seus objetivos e ferramentas
– Saber os contributos das diferentes áreas da comunicação organizacional na concretização dos objetivos do desenvolvimento sustentável e no paradigma da sustentabilidade em geral
– Conhecer os desafios da comunicação na contemporaneidade, através do auxílio de casos de vanguarda
Aptidões:
– Ter espírito crítico sobre o papel da comunicação e seus profissionais no contexto organizacional
– Organização do pensamento sobre contributos da comunicação e seus diferentes domínios no paradigma da sustentabilidade
Competências:
– Distinguir diferentes áreas da atuação da comunicação das e nas organizações
– Convocar as ferramentas corretas da comunicação de acordo com objetivos organizacionais
– Identificar casos de sucesso que possam guiar formulações de projetos de comunicação sustentável

Programa

1. Comunicação organizacional: campos de atuação e principais conceitos;
2. Composto da comunicação organizacional:
2.1. Comunicação institucional
2.2. Comunicação interna e administrativa
2.3. Comunicação de marketing
3. Comunicação e sustentabilidade: o contributo das várias áreas da comunicação para os objetivos do desenvolvimento sustentável
4. Desafios da comunicação organizacional contemporânea: Análise de projetos inovadores

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Guziana, B. & Dobers, P. (2012) How Sustainability Leaders Communicate Corporate Activities of Sustainable Development. Corporate Social Responsibility and Environmental Management. Wiley Online Library.
Morsing, M., & Schultz, M. (2006). Corporate social responsibility communication: Stakeholder information, response and involvement strategies. Business Ethics: A European Review, 15(4), 323-338.
Ruão, T. (2016). A organização comunicativa: teoria e prática em Comunicação Organizacional. CECS-UM.
Vieira, J. & Gonçalves, P. (2014). Comunicação para a Sustentabilidade das Organizações. In Comunicação Organizacional e Relações Públicas: horizontes e perspetivas. Relatório de um debate (Ruão, T.; Freias, R.; Ribeiro, P. & Salgado, P., eds). CECS. pp. 116-129.
Waddock, S., & Googins, B. (2011). The Paradoxes of Communicating Corporate Social Responsibility. Em O. Ihlen, J. Bartlett, & S. May, The Handbook of Communication and Corporate Social Responsibility (pp. 23-43). Wiley-Blackwell.