Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Em contexto de aula são apresentadas e analisadas diferentes perspetivas relativamente aos conceitos de aptidão física e de condição física.
Proposta de realização de trabalhos teórico-práticos relativos à identificação e análise de exercícios físicos que se relacionam de forma particular com cada uma das qualidades fíisco-motoras.
A avaliação na unidade curricular compreende elementos de demonstração da compreensão teórica e prática das matérias. Os elementos da avaliação contínua compreendem a participação nas aulas teóricas e práticas; realização de prova escrita de resposta a um teste em que se podem incluir todas as matérias constantes no programa da unidade curricular; realização de um trabalho teórico-prático sobre exercícios físicos associados a determinadas capacidades físico-motoras.
A avaliação por exame tem como condição de acesso a obtenção de classificação positiva na componente de participação nas aulas e na componente de trabalho teórico-prático.
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar e caracterizar as componentes da aptidão física (AF) e da condição física (CF) mais relevantes em função de variáveis individuais e de contexto.
2. Identificar e saber executar com proficiência exercícios físicos relacionados com cada uma das capacidades motoras caracterizadoras da AF.
Programa
1. Conceitos de condição física (CF), aptidão física (AF) e suas componentes.
2. Exercícios físicos associados ao treino de qualidades físico-motoras relacionadas com a educação física, o treino desportivo e o exercício relacionado com a saúde.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 33.33%
- - Frequência - 33.34%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 33.33%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Coelho e Silva M., Figueiredo A., Sobral F., Ronque E., & Malina R. (2010). Cineantropometria. Curso Básico. Coimbra: FCDEF-UC.
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Filho, J. (1999). A prática da avaliação física. Rio de Janeiro: SHAPE.
George, J., Fisher, A., & Vehrs, P. (s.d.). Tests y Pruebas Físicas. Barcelona: Paidotribo.
Morrow, J., Jackson, A., Dish, J., & Mood, D. (2003). Medida e avaliação do desempenho humano. São Paulo: Artmed.
Pescatello, S. (Ed.) (2014). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Lippincott: Williams & Wilkins.
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Weineck, J. (1986). Manual de treinamento esportivo. São Paulo: Manole.