Métodos de Ensino
1. Exposição da matéria pelo docente, pesquisa bibliográfica pelos discentes, realização de seminários-debate e minitestes;
2. Elaboração de um projecto com apresentação e defesa oral e escrita.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer o enquadramento cultural, jurídico e administrativo da biodiversidade e do conservacionismo;
2. Conhecer os factos e fundamentos científicos que estimularam a criação de medidas legais de conservação da Natureza, bem como os principais valores a conservar;
3. Explorar as potencialidades da Natureza enquanto recurso turístico sustentável;
4. Conceber projetos de educação ambiental como forma de sensibilização para a conservação da Natureza.
Programa
1. Enquadramento cultural dos movimentos conservacionistas;
2. Organização jurídico-administrativa do conservacionismo em Portugal;
3. Factos e fundamentos científicos que estimularam a criação de medidas legais de conservação da Natureza;
4. Valores a conservar ao nível específico de Portugal;
5. Valores a conservar ao nível ecossistémico em Portugal e no Mundo;
6. Potencialidades da Natureza e Biodiversidade enquanto recurso turístico sustentável;
7. O papel da educação ambiental na sensibilização para a conservação da Natureza.
Métodos de Avaliação
- - Avaliação contínua: os resultados de aprendizagem serão avaliados por minitestes e através de uma (i) proposta, (ii) elaboração (iii) apresentação e (iv) discussão de um projecto. - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
NSTITUTO PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal Continental. Editora Assírio e Alvim, 2006
ALVES, J., ESPÍRITO SANTO, M. D., COSTA, J. C., CAPELO GONÇALVES, J. H. & LOUSÃ, M. F. – Habitats Naturais e Semi-Naturais de Portugal Continental. Lisboa: Instituto da Conservação da Natureza, 1998.
GROOMBRIDGE, B. & M. JENKINS – World Atlas of Biodiversity. United Nations Environmental Program, 2002.
INSTITUTO PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. 2002
WILSON, E.O – A Diversidade da Vida. Editorial Gradiva, 1997