Resultados de Aprendizagem
Conhecimento dos conceitos e desafios no âmbito dos Sistemas de Informação em ambientes
organizacionais, tanto do ponto de vista teórico como do da sua aplicação prática.
Conhecimento dos diferentes tipos de Sistemas de Informação, a tecnologia para o seu desenho e
implementação, as vantagens competitivas e desafios que se estabelecem numa organização, nomeadamente,
ao nível do desenvolvimento de estratégias de crescimento e na melhoria dos seus processos e produtos.
Aquisição de competências na área da consultoria de sistemas de informação, nomeadamente dos processos
e metodologias utilizados.
Programa
Fundamentos do planeamento de Sistemas de Informação
2. Dimensão estratégica
3. A gestão de Sistemas de Informação
4. A actividade de consultadoria
5. Processos e Metodologias
6. Análise e avaliação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baschab, J. and Piot, J. (2003), The Executives Guide to Information Technology: What Every Senior
Management Consultant Should Know About Managing Effective IT Departments, John Wiley & Sons.
• Freedman, R. (2000), The IT Consultant: A Commonsense Framework for Managing the Client Relationship,
Jossey Bass.
• Laudon, K. and Laudon, J. (2004), Management Information Systems: managing the digital firm, 8th edithion,
New Jersey, Prentice Hall.
• Remenyi, D. (2002), How to Become a Successful IT Consultant, Butterworth-Heineman.
• Stair, R. and Reynolds, G. (2001), Principles of Information Systems, 5th edition, Thomson Learning.
• Zwass, V. (1998), Foundations of Information Systems, Boston, Irvin McGraw Hill.