Métodos de Ensino
Os conceitos são apresentados de uma forma expositiva, recorrendo a exemplos elucidativos e incentivando a reflexão e intervenção dos alunos. Os alunos são solicitados para resolver exercícios práticos, de forma a consolidar, integrar e relacionar os diversos conceitos. Para melhorar o conhecimento da realidade empresarial neste domínio, os alunos devem fazer um estudo de uma empresa industrial, focando na descrição do processo produtivo e da contabilidade de custos industriais. A avaliação é feita pelo relatório escrito e apresentação oral do trabalho realizado na empresa industrial (40%), por 2 testes ou exame final (40%) e pela participação nas aulas (20%).
Resultados de Aprendizagem
A contabilidade de gestão é essencial para controlar e medir o desempenho das empresas e auxiliar o processo de tomada de decisão. O objetivo da disciplina é que os alunos consigam elaborar e interpretar informação relevante referente à contabilidade de gestão.
No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
Interpretar as principais demonstrações financeiras.
Compreender a utilidade da contabilidade de gestão.
Conhecer diversos tipos de custo e o seu comportamento.
Compreender as diferenças entre os diversos sistemas de custeio.
Aplicar convenientemente os principais métodos de determinação do custo dos produtos em diferentes setores.
Trabalhar com custos padrão.
Elaborar um orçamento de uma empresa e a análise de desvios.
Avaliar diversas alternativas e justificar as soluções propostas na resolução de exercícios.
Elaborar um relatório escrito e uma apresentação oral de um modo claro, no contexto de trabalho em grupo.
Programa
1) As Demonstrações financeiras. Fluxos económicos e financeiros. O Balanço, a Demonstração de Resultados e o Mapa de Fluxos de caixa. As limitações da informação financeira.
2) A Contabilidade financeira e de gestão. Tipos de custos e o seu comportamento. O apuramento do custo dos produtos e os seus componentes. Imputação dos gastos gerais de fabrico. Regimes de Fabrico: método direto e indireto. O método das secções homogéneas. Custeio baseado em atividades (método ABC). Sistemas de custeio. O custeio da produção conjunta. Quebras, produção defeituosa e resíduos.
3) Orçamentação e controlo. Custos Padrão e análise de desvios.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO