Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O método de ensino seguido será o de lecionação e exposição da matéria teórica nas aulas teórico-práticas e a elaboração de modelos e técnicas de otimização, bem como a análise dos resultados, durante as aulas de práticas laboratoriais.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular são enfatizadas as teorias que estudam e explicam a importância da contabilidade nas organizações e, as questões/problemas associados à implementação e à prática das técnicas e mecanismos de contabilidade e controlo de gestão.
Programa
- INTRODUÇÃO 1.1. O que é e para que serve o controlo de gestão 1.2. Ideias chave do controlo de gestão 1.3. Fases de desenvolvimento do controlo de gestão 1.4. Mandamentos do controlo de gestão 2. O CONTROLO DE GESTÃO E O APOIO À TOMADA DE DECISÃO 2.1. A contabilidade analítica para a gestão 2.2. O custeio baseado nas atividades no controlo de gestão 3. A ORGANIZAÇÃO E O CONTROLO DE GESTÃO 3.1. O Controlo de gestão e o comportamento dos gestores 3.2. Centros de responsabilidade e avaliação de desempenho 3.3. Os preços de transferência 4. O PROCESSO DO CONTROLO DE GESTÃO 4.1. O processo de planeamento 4.2. A elaboração dos orçamentos 4.3. O controlo orçamental 5. CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DUM SISTEMA DE CONTROLO DE GESTÃO
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– JORDAN, H., NEVES, J.C., RODRIGUES, J.A. (2011), O Controlo de Gestão – ao serviço da estratégia e dos
gestores, Áreas Editora, Lisboa.
– CAIADO, António C. Pires (2003), Contabilidade de Gestão, 3ª edição, Áreas editora, Lisboa.
– FRANCO, V. Seabra e Outros (2006), Orçamento anual e instrumentos de avaliação do desempenho
organizacional, Publisher Team, Lisboa.
PEREIRA, Carlos Caiano, FRANCO, Vitor Seabra (2001), Contabilidade Analítica – casos práticos, Lisboa,
Editora Rei dos Livros, Lisboa.
– HORNGREN, Charles T., FOSTER, George, DATAR, Srikant M. (2002), Cost Acconting: A Managerial
Emphasis, Ed. Prentice Hall.