Contabilidade Financeira I

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende:

(1) Permitir a compreensão do modelo contabilístico, de forma progressiva, iniciando-se com uma análise estática do património de uma entidade contabilística, procedendo-se de seguida, a uma análise dinâmica dos factos patrimoniais que permitirão a construção do Balanço Patrimonial e da Demonstração dos Resultados por Naturezas..

(2) Transmitir conceitos formadores para a interpretação do normativo contabilístico nacional.

No término do semestre os alunos deverão ser capazes de entender:

a. A natureza e o propósito da Contabilidade Financeira

b. O método contabilístico e a sua utilização como forma organizada de classificar e apresentar informação útil, proveniente de um volume de dados derivados de transacções e eventos que afectam a empresa.

c. Os conceitos contabilísticos e as normas subjacentes à mensuração utilizada nas demonstrações financeiras.

d. A linguagem básica dos negócios, em termos de terminologia contabilística.

Programa

1 – Introdução

2 – O que é a Contabilidade

3 – Os elementos das demonstrações financeiras

4 – A Estrutura e conteúdo das Demonstrações Financeiras

5 – As características qualitativas das Demonstrações Financeiras

6 – Os utilizadores da Informação financeira

7 – A agregação em Contabilidade

8 – As variações patrimoniais

9 – O Sistema de Normalização Contabilística

10 – O Imposto sobre o Valor Acrescentado

11 – Contabilização de operações

12 – O apuramento do IVA

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Borges, A.; Rodrigues, A.; Rodrigues, R. (2010). Elementos da Contabilidade Geral. Lisboa: Áreas Editora (25.ª edição). ISBN: 9789898058416.
Gomes, J.; Pires, J. (2010). Sistema de Normalização Contabilística – Teoria e Prática. Lisboa: Grupo Editorial Vida Económica (3.ª edição). ISBN: 9789727883585.
Rodrigues, J. (2011). Sistema de Normalização Contabilística: Explicado. Porto: Porto Editora (2.ª edição). ISBN: 9789720016560.
Textos Teóricos e Textos Práticos produzidos pelos docentes