Conhecimentos de Base Recomendados
Contabilidade Financeira e Contabilidade de Gestão, e de gestão estratégica e operacional
Métodos de Ensino
Método expositivo para abordagem os conteúdos teóricos
Método ativo e interrogativo para estudo de casos e artigos científicos
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular de Controlo de Gestão e Criação de Valor nas Entidades Públicas, atenta ao papel primordial, e cada vez mais relevante, que o Controlo de Gestão tem vindo assumir nos últimos anos nas Entidades Públicas, decorrente da maior complexidade dos problemas de gestão e da consequente necessidade de melhorar o seu desempenho e obter melhores resultados consonantes com os objetivos da entidade.
visa dotar os mestrandos dos conhecimentos necessários para :
1 – Analisar a transposição dos conceitos e processos de Gestão (Estratégica, Tática e Operacional) originariamente concebidos na administração de empresas privadas para o campo da administração das entidades públicas;
2 – Definir a Missão, a Visão, os Valores e os Objetivos da Entidade Pública, tendo em conta as políticas públicas;
3 – Analisar os principais princípios que norteiam a atividade de gestão pública e da sua avaliação e controlo, os princípios da eficácia, eficiência e economia, efetividade ou impacto, equidade, responsabilidade (accountability).
4 – Identificar o papel, objetivos, destinatários e diversidade de instrumentos de um sistema de controlo de gestão nas Entidades públicas;
5 Analisar, conceber, desenvolver e implementar os instrumentos de controlo e avaliação da gestão nas entidades públicas, tanto no âmbito estratégico e intermédio/funcional, como operacional;
6 – Incentivar a análise crítica de soluções de conceção de sistemas de controlo de gestão.
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Competências:
Concluída a Unidade Curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender o processo de planeamento estratégico, intermedio/funcional e operacional das organizações;
- Articular, adequar e inserir o controlo de gestão no processo de gestão estratégica, intermédio/funcional e operacional, com vista à criação valor nas entidades públicas
- Distinguir os objetivos e processos de “ CONTROLO “ e da “AVALIAÇÃO”;
- Conhecer OS INSTRUMENTOS DE CONTROLO E AVALIAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, QUER AO NIVEL ESTRATÉGICO, QUER AO NÍVEL FUNCIONAL E NÍVEL OPERACIONAL, Benchmarking, gestão e controlo orçamental, Tableau de Bord ( indicadores de avaliação de desempenho público) e BSC – Balanced Scorecard.
- Saber identificar os CRITÉRIOS CHAVE A QUE DEVEM OBEDECER OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PÚBLICO
- Conhecer MODELOS DE GESTÃO ORÇAMENTAL PÚBLICA:
- o orçamento incremental para o ano (por naturezas)
- o orçamentos de desempenho/funcionais
- o orçamento por programas/projetos
- o orçamento baseado nas atividades
- o orçamento por centros de responsabilidade (custos, resultados, investimento).
- Conhecer, e saber utilizar o BSC – BALANCED SCORECARD como um instrumento de controlo de gestão estratégica
- Ter capacidade para saber diagnosticar os sistemas de controlo de gestão e de avaliação existentes na organização, e desenhar as bases para conceber, desenvolver e implementar um modelo de controlo de gestão e de avaliação adequado às necessidades da entidade pública.
- Devem ainda ser capazes de elaborar uma folha de cálculo que permita apoiar a construção do Balanced Scorecard (BSC), e do Tableau de Bord nas entidades públicas.
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Programa
1. Gestão Pública versus Gestão Privada; Evolução da gestão pública, ““Managerialismo, New Public management”
2. Níveis e Instrumentos de Planeamento: Estratégico, Intermédio/Funcional e Operacional;
3. Avaliação da gestão pública: Conceitos, principios e critérios chave a que devem obedecer os indicadores de avaliação da performance do desempenho de uma boa gestão pública
4. Instrumentos de Controlo de Gestão pública:
4.1 Técnicas de Pilotagem: Orçamento e Controlo Orçamental, Tableau de Bord, Balanced Scorecard; Benchmarking
4.2 Organização do Comportamento e avaliação da perfomance: Centros de Responsabilidade;
4.3 De Comunicação e Diálogo
5. Conceção de sistemas de controlo de gestão.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Fundamental
ANTHONY, Robert N., GOVINDARAJAN, Vijay – Management Control Systems,12ª Ed. , McGraw-Hill, 2006
Cardoso, A., Silva, T.F.B.d., Takagi, N., Silva, C. and Micelli, A. (2022), “A value chain development model for the public sector”, Business Process Management Journal, Vol. 28 No. 5/6, pp. 1229-1250. https://doi.org/10.1108/BPMJ-09-2021-0619
Daft, R., Management /New era of Management, 2005, 7ª Ed., Thompson/South-Western
Felício, T., Samagaio, A. & Rodrigues, R. (2021). Adoption of management control systems and performance in public sector organizations, Journal of Business Research, Volume 124, Pages 593-602. ISSN 0148-2963, https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.10.069.
van Helden, J. and Reichard, C. (2019), “Management control and public sector performance management”, Baltic Journal of Management, Vol. 14 No. 1, pp. 158-176. https://doi.org/10.1108/BJM-01-2018-0021
KAPLAN, R. e NORTON, The Balanced Scorecard: translation strategy into action, Boston, Mass.: Havard Bussiness Scholl Press (FEP – 658.5-62), 1996
MERCHANT, KA E STEDE WAV – Management Control Systems, Ed. Prentice Hall, 2007)
NEVES, João C., JORDAN, H., RODRIGUES, José A. –10ª Ed., Áreas Editora, O Controlo de Gestão ao Serviços da Estratégias e dos Gestores, 2015
Bibliografia Complementar
Bracci, E. and Tallaki, M. (2021), “Resilience capacities and management control systems in public sector organisations”, Journal of Accounting & Organizational Change, Vol. 17 No. 3, pp. 332-351. https://doi.org/10.1108/JAOC-10-2019-0111
Höglund, L., Mårtensson, M. and Thomson, K. (2021), “Strategic management, management control practices and public value creation: the strategic triangle in the Swedish public sector”, Accounting, Auditing & Accountability Journal, Vol. 34 No. 7, pp. 1608-1634. https://doi.org/10.1108/AAAJ-11-2019-4284
Nicolas Berland, Benjamin Dreveton. Management control system in public administration: beyond rational myths. Accounting Reform in the Public Sector: Mimicry, fad or Necessity, Réseau Cigar, p. 21-37, 2006.