Controlo de Marketing

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as metodologias seguintes:

1. Expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais 2. Ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos

3. Colaborativo, pela realização de trabalhos de grupo.

Os alunos poderão obter aprovação à unidade curricular através de um dos seguintes regimes de avaliação:

a) Avaliação contínua que incluirá dois momentos de avaliação, onde, em nenhum dos momentos de avaliação, o aluno poderá obter classificação acima de 7,0 valores. Os momentos de avaliação contínua serão:

  • Trabalho de grupo, com uma ponderação de 50%, cujo objetivo será a simulação de uma auditoria em marketing.
  • Prova escrita individual, com uma ponderação de 50%

b) Avaliação através de um exame final, que consistirá numa prova de avaliação escrita individual cuja aprovação está sujeita a uma classificação igual ou superior a 10 valores.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o aluno deverá estar apto para: a. Reconhecer a importância do controlo em marketing

b. Compreender o processo de auditoria em marketing

  1. Organizar os dados de controlo e auditoria em marketing

d. Elaborar relatórios de auditoria em marketing

Programa

1. O controlo em marketing

1.1. Controlo do plano de vendas anual: objetivos e metas

1.2. Controlo de gastos de marketing

1.3. Análise de quota de mercado

1.4. Controlo financeiro do departamento de marketing

1.5. Analises à rentabilidade

2. Auditorias em marketing

2.1. Auditorias ao mercado

2.2. Auditorias ao marketing mix

2.3. Auditorias à estrutura de vendas

2.4. Auditorias ao orçamento

2.5. Organizar os dados de uma auditoria em marketing

2.6. Relatórios de auditorias de marketing

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kotler, Philip e Armstrong, Gary (2008), Princípios de Marketing, Pearson-Prentice Hall

Parmerlee, D. (2000). Auditing Markets, Products, and Marketing Plans; AMA Marketing Toolbox series Torres, Hugo (2011), PME – Plano de Marketing Empresarial, Edições Afrontamento. Wilson, A. (2002). The Marketing Audit Handbook, Kogan Page ISBN 9780749437350

Wood, Marion Burk (2008). The Marketing Plan Handbook, Pearson-Prentice Hall