Métodos de Ensino
Serão utilizadas as metodologias seguintes:
1. Expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais 2. Ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos
3. Colaborativo, pela realização de trabalhos de grupo.
Os alunos poderão obter aprovação à unidade curricular através de um dos seguintes regimes de avaliação:
a) Avaliação contínua que incluirá dois momentos de avaliação, onde, em nenhum dos momentos de avaliação, o aluno poderá obter classificação acima de 7,0 valores. Os momentos de avaliação contínua serão:
- Trabalho de grupo, com uma ponderação de 50%, cujo objetivo será a simulação de uma auditoria em marketing.
- Prova escrita individual, com uma ponderação de 50%
b) Avaliação através de um exame final, que consistirá numa prova de avaliação escrita individual cuja aprovação está sujeita a uma classificação igual ou superior a 10 valores.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o aluno deverá estar apto para: a. Reconhecer a importância do controlo em marketing
b. Compreender o processo de auditoria em marketing
- Organizar os dados de controlo e auditoria em marketing
d. Elaborar relatórios de auditoria em marketing
Programa
1. O controlo em marketing
1.1. Controlo do plano de vendas anual: objetivos e metas
1.2. Controlo de gastos de marketing
1.3. Análise de quota de mercado
1.4. Controlo financeiro do departamento de marketing
1.5. Analises à rentabilidade
2. Auditorias em marketing
2.1. Auditorias ao mercado
2.2. Auditorias ao marketing mix
2.3. Auditorias à estrutura de vendas
2.4. Auditorias ao orçamento
2.5. Organizar os dados de uma auditoria em marketing
2.6. Relatórios de auditorias de marketing
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Kotler, Philip e Armstrong, Gary (2008), Princípios de Marketing, Pearson-Prentice Hall
Parmerlee, D. (2000). Auditing Markets, Products, and Marketing Plans; AMA Marketing Toolbox series Torres, Hugo (2011), PME – Plano de Marketing Empresarial, Edições Afrontamento. Wilson, A. (2002). The Marketing Audit Handbook, Kogan Page ISBN 9780749437350
Wood, Marion Burk (2008). The Marketing Plan Handbook, Pearson-Prentice Hall