Controlo de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Marketing

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as metodologias seguintes:

1. Expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais

2. Ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos

 

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o aluno deverá estar apto para:

a. Reconhecer a importância do controlo em marketing

b. Compreender o processo de auditoria em marketing

c. Organizar os dados de controlo e auditoria em marketing

d. Elaborar relatórios de auditoria em marketing

Programa

1. O controlo em marketing

1.1. Controlo do plano de vendas anual: objetivos e metas

1.2. Controlo de gastos de marketing

1.3. Análise de quota de mercado

1.4. Controlo financeiro do departamento de marketing

1.5. Analises à rentabilidade

2. Auditorias em marketing

2.1. Auditorias ao mercado

2.2. Auditorias ao marketing mix

2.3. Auditorias à estrutura de vendas

2.4. Auditorias ao orçamento

2.5. Organizar os dados de uma auditoria em marketing

2.6. Relatórios de auditorias de marketing

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Celeste, P., & Moniz, L.B. (2022). Marketing Performance – 80 métricas de Marketing e Vendas. 3º ed. Clube do Autor.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2008). Princípios de Marketing, Pearson-Prentice Hall

Parmerlee, D. (2000). Auditing Markets, Products, and Marketing Plans; AMA Marketing Toolbox series

Reibstein, D., Pfeifer, P., Farris, P. & Bendle, N. (2017), Grandes Métricas do Marketing – Os principais indicadores que todo o gestor deve conhecer. Atual Editora