Conhecimentos de Base Recomendados
Marketing
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as metodologias seguintes:
1. Expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais
2. Ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o aluno deverá estar apto para:
a. Reconhecer a importância do controlo em marketing
b. Compreender o processo de auditoria em marketing
c. Organizar os dados de controlo e auditoria em marketing
d. Elaborar relatórios de auditoria em marketing
Programa
1. O controlo em marketing
1.1. Controlo do plano de vendas anual: objetivos e metas
1.2. Controlo de gastos de marketing
1.3. Análise de quota de mercado
1.4. Controlo financeiro do departamento de marketing
1.5. Analises à rentabilidade
2. Auditorias em marketing
2.1. Auditorias ao mercado
2.2. Auditorias ao marketing mix
2.3. Auditorias à estrutura de vendas
2.4. Auditorias ao orçamento
2.5. Organizar os dados de uma auditoria em marketing
2.6. Relatórios de auditorias de marketing
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Celeste, P., & Moniz, L.B. (2022). Marketing Performance – 80 métricas de Marketing e Vendas. 3º ed. Clube do Autor.
Kotler, P., & Armstrong, G. (2008). Princípios de Marketing, Pearson-Prentice Hall
Parmerlee, D. (2000). Auditing Markets, Products, and Marketing Plans; AMA Marketing Toolbox series
Reibstein, D., Pfeifer, P., Farris, P. & Bendle, N. (2017), Grandes Métricas do Marketing – Os principais indicadores que todo o gestor deve conhecer. Atual Editora