Controlo e Certificação da Qualidade Alimentar

Conhecimentos de Base Recomendados

Boa interacção e expressão oral

Boa compreensão oral/escrita e a expressão escrita

Métodos de Ensino

A unidade curricular apresenta aulas teórico-práticas que privilegiam a exposição verbal, com suporte informático, dos conteúdos programáticos proporcionando interligação com a matriz teórico-prática. 

Na abordagem prática, o docente dá continuidade às matérias apresentadas nas aulas teóricas, expandindo-as para a análise de listas de verificação, aplicação das mesmas em contexto real de trabalho e realização de relatório proporcionando também tempo para que os estudantes sejam ativos perante a informação fornecida. Estimula-se a participação ativa dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem, o desenvolvimento do pensamento crítico, a discussão de tópicos e questões, a resolução de problemas e as tomadas de decisão, em diversos planos.

Os estudantes dispõem de horas definidas para o atendimento para esclarecimento de dúvidas relativamente aos conteúdos abordados e na realização dos trabalhos, sendo também facultado o email do docente para qualquer esclarecimento necessário aos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

1. Conhecer a evolução do conceito de qualidade e do conceito de qualidade alimentar;

2. Compreender o conjunto de normas que estabelecem os requisitos necessários para garantir a qualidade;

3. Conhecer quais os mecanismos necessários para a implementação de um sistema da qualidade;

4. Compreender os conceitos de certificação e acreditação e diferenciar os mesmos;

5. Implementar Sistemas de Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar;

6. Conhecer a inter-relação entre os principais referenciais normativos para a qualidade e certificação alimentar;

7. Compreender a implementação do sistema HACCP e sua certificação;

8. Compreender e aplicar a legislação europeia/nacional relacionada com o controlo e qualidade alimentar;

9. Conhecer o processo que envolve uma auditoria, assim como os requisitos inerentes a um auditor;

10. Desenvolver competências para trabalhar em equipa (equipa auditora, equipa consultora).

Programa

Programa teórico-prático

1. Evolução do conceito de qualidade

2. Controlo da Qualidade

2.1. Lista de Verificação

2.2. Segurança Alimentar: Legislação Europeia/Nacional

2.3. Auditorias: base do processo de auditoria e requisitos de um auditor

3. Certificação da Qualidade

3.1. Certificação e Acreditação: conceitos

3.2. Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001)

3.3. Gestão da Segurança Alimentar

   – Principais referenciais de certificação da segurança alimentar e sua comparação

 

Programa prático

– Elaboração/análise de listas de verificação

– Realização de auditoria em contexto real de trabalho

– Elaboração/Apresentação de relatório

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal

Sprenger, R. A. (2015). Supervising Food Safety (Level 3). Reino Unido: Highfield.co.uk Limited

Sprenger, R. A. (2015). Hygiene for management: a text for food safety courses. Reino Unido. Highfield.co.uk Limited

Rodrigues, C. I. C., Guiné, R. P. F., Correia, P. M. R. (2015). Manual de Segurança Alimentar – da origem ao consumo. Porto: Publindústria, Edições Técnicas.

ASQ Food, Drug & Cosmetic Division (2003). HACCP, manual del auditor de calidad. Espanha: Editorial Acribia.

 

Bibliografia secundária

Motarjemi , Y.; Lelieveld, H. (2014) Food safety management: a pratical guide for the food industry. Academic Press

Pires, A. R. (2007). Qualidade: Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa: Editora Sílabo.

Teixeira, A., António, N. S (2007). Gestão da qualidade: de Deming ao modelo de excelência da EFQM. Lisboa: Editora Sílabo.