Conhecimentos de Base Recomendados
Elementos básicos de estatística.
Métodos de Ensino
As aulas serão de natureza teórico-prática, com uma componente expositiva, uma componente de discussão e uma componente de resolução de problemas.
A avaliação poderá ser contínua ou por exame final. A avaliação contínua pressupõe a realização de dois testes escritos e a realização de vários trabalhos. Estes trabalhos serão feitos em grupo. A avaliação por exame pressupões a realização de um teste escrito e de um trabalho individual.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes compreendam a importância da qualidade em todas as etapas da fileira alimentar. Para isso é necessária uma compreensão clara do que se entende por qualidade e, mas especificamente, por qualidade alimentar. Pretende-se também que os estudantes compreendam a importância dos sistemas de gestão e controlo da qualidade como forma de assegurar a manutenção da qualidade, entendendo claramente quais os objectivos e os princípios de funcionamento de cada um dos sistemas. Pretende-se que o aluno seja capaz de seleccionar e aplicar as ferramentas básicas do controlo da qualidade mais adequadas a um problema ou na melhoria de um processo, seleccionar e construir as cartas de controlo mais adequadas a um determinado processo, interpretando os resultados obtidos pela sua aplicação, calcular índices de capacidade de máquina e, através da sua análise, propor possíveis melhorias, bem como utilizar esquemas de aceitação por amostragem.
Programa
Conceito de qualidade. Definições de qualidade. Conceito e componentes da qualidade alimentar. Princípios fundamentais do controlo e da gestão da qualidade. Sistemas de gestão da qualidade: normas da família ISO9000 e outras normas relevantes. Ferramentas básicas do controlo da qualidade. Cartas de controlo por variáveis e atributos. Índices de capacidade de máquina. Aceitação por amostragem por atributos e variáveis.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - trabalhos de grupo - 40.0%
- - 1º teste escrito - 30.0%
- - 2º teste escrito - 30.0%
- - Prova escrita - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Montgmomery, D.C., Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade, LTC – Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, 2004
Pires, A.R., Qualidade – Sistemas de Gestão da Qualidade, 3.a edição, Edições Sílabo, Lisboa, 2004
APCER, ISO 9001:2015 – Guia do utilizador, APCER, 2015.
Hoyle, D., ISO 9000 Quality Systems Handbook, 7th edition, Routledge, 2018
Mitra, A., Fundamentals of Quality Control and Improvement, 5th edition, John Wiley & Sons, 2021