Cooperação, Criatividade e Inovação nas Organizações Escolares

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão  identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.

Resultados de Aprendizagem

– Compreender e desenvolver o processo crítico e criativo, de forma a ativar a criação de ideias e a gerar novos caminhos para a inovação pedagógica

– Estimular novas formas de pensar que criem um fluxo de ideias novas e originais

– Usar ferramentas e técnicas de pensamento criativo para gerar, avaliar e selecionar novas ideias, novos conceitos, novos saberes

– Identificar as vantagens das parcerias e colaboração na realização de projetos

– Criar ideias, materiais e ações, que levem ao lançamento de novas soluções, novas iniciativas, que expandam a capacidade de inovação e que possam contribuir para a criação de uma melhor gestão escolar

– Criar e desenvolver projetos inovadores, que tenham a criatividade, as tecnologias digitais e a sustentabilidade como fator de competitividade

– Desenvolver competências transdisciplinares, práticas e integradoras que envolvam as diferentes componentes do processo colaborativo e criativo

Programa

1.  COOPERAÇÃO

a)  Gestão colaborativa

b)  Estratégias de colaboração versus estratégias de competição

c)  Tomada de decisão e negociação na gestão escolar

d)  Educação em Mudança

e) Bem – estar nas Organizações

2.  CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

a)  Criatividade e Inovação educacional

b)  Processo criativo individual e de grupo

c)   Métodos e técnicas de promoção do desenvolvimento da criatividade

d)   Clima facilitador ou bloqueador da criatividade

e)   CPS – Creative Problem Solving

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
  • - Distância assíncrona (11h contacto) - Envolvimento/participação - 10.0%
  • - Distância síncrona (8h contacto) - Envolvimento/participação - 20.0%
  • - Trabalho final + Apresentação oral - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Burke, R., & Cooper, C. (2016). The Fulfilling Workplace: The Organization’s Role in Achieving Individual and Organizational Health, Gower book.

Cabezas, J.A. (1993). La Creatividad- teoría básica eimplicaciones pedagógicas. Salamanca: Librería Cervantes.

Cropley, A. J. (2005). Creativity in education & learning. London:

RoutledgeFalmer.

Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., & Cardoso, C. (2019). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, 8ª ed., Editora RH Lda, Lisboa.

Flores, M. A. (2022). Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos.