Métodos de Ensino
A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.
Resultados de Aprendizagem
– Compreender e desenvolver o processo crítico e criativo, de forma a ativar a criação de ideias e a gerar novos caminhos para a inovação pedagógica
– Estimular novas formas de pensar que criem um fluxo de ideias novas e originais
– Usar ferramentas e técnicas de pensamento criativo para gerar, avaliar e selecionar novas ideias, novos conceitos, novos saberes
– Identificar as vantagens das parcerias e colaboração na realização de projetos
– Criar ideias, materiais e ações, que levem ao lançamento de novas soluções, novas iniciativas, que expandam a capacidade de inovação e que possam contribuir para a criação de uma melhor gestão escolar
– Criar e desenvolver projetos inovadores, que tenham a criatividade, as tecnologias digitais e a sustentabilidade como fator de competitividade
– Desenvolver competências transdisciplinares, práticas e integradoras que envolvam as diferentes componentes do processo colaborativo e criativo
Programa
1. COOPERAÇÃO
a) Gestão colaborativa
b) Estratégias de colaboração versus estratégias de competição
c) Tomada de decisão e negociação na gestão escolar
d) Educação em Mudança
e) Bem – estar nas Organizações
2. CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
a) Criatividade e Inovação educacional
b) Processo criativo individual e de grupo
c) Métodos e técnicas de promoção do desenvolvimento da criatividade
d) Clima facilitador ou bloqueador da criatividade
e) CPS – Creative Problem Solving
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Distância síncrona (8h contacto) - Envolvimento/participação - 20.0%
- - Trabalho final + Apresentação oral - 70.0%
- - Distância assíncrona (11h contacto) - Envolvimento/participação - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Burke, R., & Cooper, C. (2016). The Fulfilling Workplace: The Organization’s Role in Achieving Individual and Organizational Health, Gower book.
Cabezas, J.A. (1993). La Creatividad- teoría básica eimplicaciones pedagógicas. Salamanca: Librería Cervantes.
Cropley, A. J. (2005). Creativity in education & learning. London:
RoutledgeFalmer.
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., & Cardoso, C. (2019). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, 8ª ed., Editora RH Lda, Lisboa.
Flores, M. A. (2022). Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos.