Culturas Arvenses Biológicas

Conhecimentos de Base Recomendados

– Pedologia;
– Fertilidade do Solo e Nutrição Vegetal;
– Sanidade Vegetal.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino-aprendizagem.
Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos princípios necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas.
Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conhecimentos adquiridos à resolução de situações concretas.
Os estudos de casos concretos trabalhados pelos alunos são apresentados e discutidos na sala de aula
com a participação ativa e crítica do docente e dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

1. Avaliar a importância das culturas arvenses biológicas em Portugal e no mundo;
2. Conhecer as principais culturas arvenses cultivadas em modo de produção biológico;
3. Avaliar situações particulares, e da actualidade, das culturas arvenses biológicas;
4. Enquadrar a condução das culturas arvenses biológicas numa perspectiva globalmente sustentável.

Programa

Módulo 1 (65%):
Principais zonas e regiões de produção de culturas arvenses biológicas a nível nacional e internacional;
Áreas cultivadas, produções e rendimentos obtidos;
Estrangulamentos, a nível nacional e internacional;
Identificação das culturas nas diferentes fases do seu ciclo vegetativo;
Ciclo vegetativo e ciclo cultural: aplicação às culturas estudadas;
Principais exigências das culturas e respetivas técnicas culturais.
Módulo 2 (35%):
Caracterização de situações de particular relevo das culturas arvenses biológicas;
Apreciação crítica de algumas opções culturais seguidas e sua adequação ao modo de produção
biológico;
Avaliação da produção final das culturas arvenses biológicas, em termos qualitativos e quantitativos;
Definição de estratégias sustentáveis com vista à obtenção de um dado produto final;
Perspectivas para o futuro, numa ótica de desenvolvimento sustentável.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Exame escrito - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Módulo 2 (Peso 35%): 1) trabalho escrito/relatório/projeto (60%); 2) apresentação e discussão pública do trabalho elaborado(40%) - 35.0%
  • - Módulo 1 (Peso 65%): 1) teste escrito (80%); 2) avaliação contínua (20%) - 65.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

MOURÃO, I.; ARAÚJO, J.P.; BRITO, M. – Manual de Agricultura Biológica. Terras de Bouro: Município de Terras de Bouro, 2006.

FREELING,M.; WALBOT, V. – The maize handbook. New York: Springer-Verlag, 1996.

GUERRERO, A. – Cultivos Herbáceos Extensivos. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1992.

FERREIRA, J.C.; STRECHT, A.; RIBEIRO, J.R.; SOEIRO, A.; COTRIM, G. – Manual de Agricultura Biológica. Fertilização e protecção das plantas para uma agricultura sustentável. Lisboa: Ed. AGROBIO, 3ª Ed., 2002.

GUILLOU, G. le; SCHARPÉ, A. – A Agricultura Biológica. Guia da regulamentação comunitária. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 2000.

SERRANO, J.F. – Agricultura Ecológica. Manual y Guía Didáctica. Leon: Ed. IRMA, S.L., 2003.

COOKE, R.J.; VESETH, R.J. – Wheat health management. St. Paul, Minnesota: APS Press. The American Phytopathological Society, 1991.