Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino aprendizagem.
Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos princípios necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conhecimentos adquiridos à resolução de situações concretas.
Estudos de casos concretos trabalhados pelos alunos são apresentados e discutidos na sala de aula com a participação ativa e crítica do docente e dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
1. Avaliar a importância das culturas arvenses biológicas de primavera-verão na região, no país e no mundo.
2. Conhecer as principais culturas a arvenses biológicas cultivadas em primavera-verão.
3. Avaliar situações particulares e atuais das culturas arvenses biológicas, na época de primavera-verão.
4. Enquadrar a condução das culturas arvenses biológicas em primavera-verão numa perspetiva ecológica.
Programa
Principais zonas e regiões de produção de culturas arvenses biológicas de primavera-verão, ou passíveis de virem a ser utilizadas como tal, a nível nacional e internacional.
Áreas cultivadas, produções e rendimentos obtidos.
Estrangulamentos, a nível nacional e internacional, no domínio das culturas arvenses biológicas de primavera-verão.
Identificação das culturas nas diferentes fases do seu ciclo vegetativo.
Ciclo vegetativo e ciclo cultural: aplicação às culturas estudadas.
Principais exigências das culturas e respetivas técnicas culturais: especificidades das culturas arvenses biológicas em primavera-verão.
Apreciação crítica das opções culturais seguidas/preconizadas.
Avaliação da produção final das culturas arvenses biológicas de primavera-verão, em termos qualitativos e quantitativos.
Estratégias ecológicas para obtenção de um dado produto final.
Perspetivas para o futuro, numa ótica de desenvolvimento ambientalmente amigável e duradouro.
Impactes das estratégias definidas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
- - Frequência - 65.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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