Culturas Arvenses Biológicas em Primavera/Verão

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino aprendizagem.

Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos princípios necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conhecimentos adquiridos à resolução de situações concretas.

Estudos de casos concretos trabalhados pelos alunos são apresentados e discutidos na sala de aula com a participação ativa e crítica do docente e dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

1. Avaliar a importância das culturas arvenses biológicas de primavera-verão na região, no país e no mundo.

2. Conhecer as principais culturas a arvenses biológicas cultivadas em primavera-verão.

3. Avaliar situações particulares e atuais das culturas arvenses biológicas, na época de primavera-verão.

4. Enquadrar a condução das culturas arvenses biológicas em primavera-verão numa perspetiva ecológica.

Programa

Principais zonas e regiões de produção de culturas arvenses biológicas de primavera-verão, ou passíveis de virem a ser utilizadas como tal, a nível nacional e internacional.

Áreas cultivadas, produções e rendimentos obtidos.

Estrangulamentos, a nível nacional e internacional, no domínio das culturas arvenses biológicas de primavera-verão.

Identificação das culturas nas diferentes fases do seu ciclo vegetativo.

Ciclo vegetativo e ciclo cultural: aplicação às culturas estudadas.

Principais exigências das culturas e respetivas técnicas culturais: especificidades das culturas arvenses biológicas em primavera-verão.

Apreciação crítica das opções culturais seguidas/preconizadas.

Avaliação da produção final das culturas arvenses biológicas de primavera-verão, em termos qualitativos e quantitativos.

Estratégias ecológicas para obtenção de um dado produto final.

Perspetivas para o futuro, numa ótica de desenvolvimento ambientalmente amigável e duradouro.

Impactes das estratégias definidas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
  • - Frequência - 65.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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