Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino-aprendizagem. Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos fundamentos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conceitos adquiridos à resolução de situações concretas. Os projetos objeto de estudo são apresentados e discutidos na sala de aula com a participação ativa e crítica do docente e dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos a alcançar na UC são que os estudantes adquiram os conhecimentos que lhes permitam desenvolver as seguintes competências:
1. Avaliar a importância das culturas arvenses outono-invernais em Portugal e no mundo;
2. Conhecer as principais culturas arvenses cultivadas no outono-inverno;
3. Avaliar situações particulares e atuais das culturas arvenses, na época de outono-inverno;
4. Enquadrar a condução das culturas arvenses, na época de outono-inverno, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável
Programa
Os conteúdos programáticos estão organizados em módulos:
Módulo 1 (Peso 65%):
Principais zonas e regiões de produção de culturas arvenses outono-invernais a nível nacional e internacional.
Áreas cultivadas, produções e rendimentos obtidos.
Estrangulamentos, a nível nacional e internacional.
Identificação das culturas nas diferentes fases do seu ciclo vegetativo.
Ciclo vegetativo e ciclo cultural: aplicação às culturas estudadas.
Principais exigências das culturas e respetivas técnicas culturais.
Módulo 2 (Peso 35%):
Caracterização de situações relevantes das culturas arvenses, na época de outono-inverno.
Apreciação crítica das opções culturais seguidas.
Avaliação da produção final das culturas arvenses de outono-inverno, em termos qualitativos e quantitativos.
Estratégias sustentáveis para obtenção de um dado produto final.
Perspetivas para o futuro, numa ótica de desenvolvimento sustentável.
Impactes das estratégias definidas.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BARREIROS, L.; DIMAS, B.; COSTA, C., MAÇÃS, B.; PALHA, J.; ALBINO, B.; MARTINS, L.; PINTO, T.; CABEÇA, J.; MENDES, J. – Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais (ENPPC). 2018.
COOKE, R.J.; VESETH, R.J. – Wheat health management. St. Paul, Minnesota: APS Press. The American Phytopathological Society, 1991.
GUERRERO, A. – Cultivos Herbáceos Extensivos. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1992.
MOULE, C. – Céréales. Paris: La Maison Rustique, 1971.
ROYO, C. – El triticale. Bases para el cultivo y aprovechamiento. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1992.
SAMPAIO, J. A. – A cultura do Trigo. Lisboa: Direcção Geral de Planeamento e Agricultura. Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, 1990.
SANTOS, J. Q. – Fertilização. Fundamentos da utilização dos adubos e correctivos. Mem Martins: Publicações Europa-América, Colecção Euro-Agro, Nº 30, 1991.