Culturas Arvenses I

Conhecimentos de Base Recomendados

Agricultura e Zootecnia Gerais I
Agricultura e Zootecnia Gerais II
Biologia I
Biologia II
Solos

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino-aprendizagem. Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos fundamentos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conceitos adquiridos à resolução de situações concretas. Os projetos objeto de estudo são apresentados e discutidos na sala de aula com a participação ativa e crítica do docente e dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

1. Avaliar a importância das culturas arvenses de primavera-verão em Portugal e no mundo;
2. Conhecer as principais culturas arvenses cultivadas em primavera-verão;
3. Avaliar situações particulares e atuais das culturas arvenses, na época de primavera-verão;
4. Enquadrar a condução das culturas arvenses, na época de primavera-verão, numa prespetiva de desenvolvimento sustentável.

Programa

Módulo 1 (Peso 65%):
Principais zonas e regiões de produção de culturas arvenses de primavera­verão a nível nacional e internacional
Áreas cultivadas, produções e rendimentos obtidos
Estrangulamentos, a nível nacional e internacional
Identificação das culturas nas diferentes fases do seu ciclo vegetativo
Ciclo vegetativo e ciclo cultural: aplicação às culturas estudadas
Principais exigências das culturas e respetivas técnicas culturais.
Módulo 2 (Peso 35%):
Caracterização de situações relevantes das culturas arvenses, na época de primavera­verão
Apreciação crítica das opções culturais seguidas
Avaliação da produção final das culturas arvenses de primavera­verão, em termos qualitativos e quantitativos
Estratégias sustentáveis para obtenção de um dado produto final
Perspetivas para o futuro, numa ótica de desenvolvimento sustentável
Impactes das estratégias definidas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Exame escrito - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Módulo 1 (Peso 65%): 1) teste escrito (80%); 2) avaliação contínua (20%) - 65.0%
  • - Módulo 2 (Peso 35%): 1) trabalho escrito/relatório/projeto (60%); 2) apresentação e discussão pública do trabalho elaborado(40%) - 35.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

SOLTNER, D. ­ Phytotechnie Spéciale. Les grandes Productions Végétales. Céréales ­ Plantes Sarclées ­ Prairies. Angers: 15e Édition, Collection Sciences et Techniques Agricoles. 1987.

TINARELI, A. ­ El arroz. Madrid: Ediciones Mundi­Prensa. 1989.

MENEGON, G.? PIVOTTIi, F., XICCATO, G. ­ Fundamentos de Tecnologia Agrária. Mem Martins: Publicações Europa América, Colecção Euro­Agro Nº 34 e 35. 1992.

TONIOLO, L.? MOSCA, G. ­ O cultivo da soja. Lisboa: Editorial Presença. 1991.

FREELING, M.? WALBOT, V. ­ The maize handbook. New York: Springer­Verlag. 1996.

ORDONES, A. A.? COMPANY, M. L. ­ El cultivo del girassol. Madrid: Agroguias, Ediciones Mundi­Prensa. 1990.

COMPANY, M. L. ­ El maiz, su cultivo y aprovechamiento. Madrid: Ediciones Mundi­Prensa. 1984.

SANTOS, J. Q. ­ Fertilização. Fundamentos da utilização dos adubos e correctivos. Mem Martins: Publicações Europa­América, Colecção Euro­Agro, Nº 30. 1991.

GUERRERO, A. ­ Cultivos Herbáceos Extensivos. Madrid: Ediciones Mundi­Prensa. 1992.