Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino-aprendizagem. Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos fundamentos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conceitos adquiridos à resolução de situações concretas. Os projetos objeto de estudo são apresentados e discutidos na sala de aula com a participação ativa e crítica do docente e dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos a alcançar na UC são que os estudantes adquiram os conhecimentos que lhes permitam desenvolver as seguintes competências:
1. Avaliar a importância das culturas arvenses de primavera-verão em Portugal e no mundo;
2. Conhecer as principais culturas arvenses cultivadas em primavera-verão;
3. Avaliar situações particulares e atuais das culturas arvenses, na época de primavera-verão;
4. Enquadrar a condução das culturas arvenses, na época de primavera-verão, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável
Programa
Os conteúdos programáticos estão organizados em módulos:
Módulo 1 (Peso 65%):
Principais zonas e regiões de produção de culturas arvenses de primavera-verão a nível nacional e internacional.
Áreas cultivadas, produções e rendimentos obtidos.
Estrangulamentos, a nível nacional e internacional.
Identificação das culturas nas diferentes fases do seu ciclo vegetativo.
Ciclo vegetativo e ciclo cultural: aplicação às culturas estudadas.
Principais exigências das culturas e respetivas técnicas culturais.
Módulo 2 (Peso 35%):
Caracterização de situações relevantes das culturas arvenses, na época de primavera-verão.
Apreciação crítica das opções culturais seguidas.
Avaliação da produção final das culturas arvenses de primavera-verão, em termos qualitativos e quantitativos.
Estratégias sustentáveis para obtenção de um dado produto final.
Perspetivas para o futuro, numa ótica de desenvolvimento sustentável.
Impactes das estratégias definidas.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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FREELING, M.; WALBOT, V. – The maize handbook. New York: Springer-Verlag. 1996.
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ORDONES, A. A.; COMPANY, M. L. – El cultivo del girassol. Madrid: Agroguias, Ediciones Mundi-Prensa. 1990.
SANTOS, J. Q. – Fertilização. Fundamentos da utilização dos adubos e correctivos. Mem Martins: Publicações Europa-América, Colecção Euro-Agro, Nº 30. 1991.
SOLTNER, D. – Phytotechnie Spéciale. Les grandes Productions Végétales. Céréales – Plantes Sarclées – Prairies. Angers: 15e Édition,
Collection Sciences et Techniques Agricoles. 1987.
TINARELI, A. – El arroz. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa. 1989.
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