Culturas Arvenses II

Conhecimentos de Base Recomendados

Agricultura e Zootecnia Gerais I
Agricultura e Zootecnia Gerais II
Biologia I
Biologia II
Solos
Proteção Vegetal
Culturas Arvenses I
Engenharia Rural I
Engenharia Rural II

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino-aprendizagem. Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos fundamentos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conceitos adquiridos à resolução de situações concretas. Os projetos objeto de estudo são apresentados e discutidos na sala de aula com a participação ativa e crítica do docente e dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

1. Avaliar a importância das culturas arvenses outono-invernais em Portugal e no mundo;
2. Conhecer as principais culturas arvenses cultivadas no outono-inverno;
3. Avaliar situações particulares e atuais das culturas arvenses, na época de outono-inverno;
4. Enquadrar a condução das culturas arvenses, na época de outono-inverno, numa prespetiva de desenvolvimento sustentável.

Programa

Módulo 1 (Peso 65%):
Principais zonas e regiões de produção de culturas arvenses outono­invernais a nível nacional e internacional
Áreas cultivadas, produções e rendimentos obtidos
Estrangulamentos, a nível nacional e internacional
Identificação das culturas nas diferentes fases do seu ciclo vegetativo
Ciclo vegetativo e ciclo cultural: aplicação às culturas estudadas
Principais exigências das culturas e respetivas técnicas culturais.
Módulo 2 (Peso 35%):
Caracterização de situações relevantes das culturas arvenses, na época de outono­inverno
Apreciação crítica das opções culturais seguidas
Avaliação da produção final das culturas arvenses de outono­inverno, em termos qualitativos e quantitativos
Estratégias sustentáveis para obtenção de um dado produto final
Perspetivas para o futuro, numa ótica de desenvolvimento sustentável
Impactes das estratégias definidas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Módulo 1 (Peso 65%): 1) teste escrito (80%); 2) avaliação contínua (20%) - 65.0%
  • - Módulo 2 (Peso 35%): 1) trabalho escrito/relatório/projeto (60%); 2) apresentação e discussão pública do trabalho elaborado(40%) - 35.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

GUERRERO, A. – Cultivos Herbáceos Extensivos. Madrid: Ediciones Mundi­Prensa, 1992.

SOLTNER, D. – Phytotechnie Spéciale. Les grandes Productions Végétales. Céréales ­ Plantes Sarclées ­ Prairies. Angers: 15e Édition, Collection Sciences et Techniques Agricoles, 1987.

SANTOS, J. Q. – Fertilização. Fundamentos da utilização dos adubos e correctivos. Mem Martins: Publicações Europa­América, Colecção Euro­Agro, Nº 30, 1991

COOKE, R.J.? VESETH, R.J. – Wheat health management. St. Paul, Minnesota: APS Press. The American Phytopathological Society, 1991.

ROYO, C. – El triticale. Bases para el cultivo y aprovechamiento. Madrid: Ediciones Mundi­Prensa, 1992.

MENEGON, G.? PIVOTTI , F. ? XICCATO, G. – Fundamentos de Tecnologia Agrária. Mem Martins: Publicações Europa América, Colecção Euro­Agro Nº 34 e 35, 1992. ROYO, C. – El triticale. Bases para el cultivo y aprovechamiento. Madrid: Ediciones Mundi­Prensa,

1992. SAMPAIO, J. A. – A cultura do Trigo. Lisboa: Direcção Geral de Planeamento e Agricultura. Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, 1990.